São Paulo, quarta-feira, 28 de julho de 2004

Texto Anterior | Índice

TODA MÍDIA

O grande bocejo

NELSON DE SÁ

O show não deu audiência, nos EUA. O site Drudge Report, próximo aos republicanos, noticiou e comemorou:
- O grande bocejo. As redes em queda livre de audiência. A noite de abertura teve a menor de todos os tempos.
CBS, NBC e ABC só deram o discurso de Bill Clinton, nada de Jimmy Carter, mas nem ele animou os telespectadores.
Larry King, da CNN, disse ao "Washington Post" que está animado, ele que cobre o evento desde 1952, mas lamentou:
- Eu sei como vai acabar.
O show é tão controlado que nem a escolha do vice, que até 1988 ainda era uma atração nas convenções, espera mais.
 
Sem muito o que noticiar, a mídia vai cobrindo a mídia.
Cobre, como faziam ontem CNN e "New York Times", a central de antinotícias dos republicanos, a metros da convenção. Do presidente do partido de George W. Bush, ao "WP":
- Nesta era da informação, não se pode deixar um ciclo de notícias passar sem responder.
Os democratas planejam o mesmo para a convenção republicana, em Nova York.
 
O "Guardian", de sua parte, destacou que os democratas sumiram com o logo da Al Jazira no prédio da convenção. Estava atrás do lugar de onde John Kerry faz, amanhã, seu discurso de candidato.
 
Acharam FHC em Boston, na convenção. O jornal "O Estado de S.Paulo" deu que "é uma das personalidades internacionais que estão [na cidade] para endossar John Kerry".
Já o "Financial Times" não citou FHC pelo nome, apenas fez um registro no meio de uma reportagem irônica sobre a palestra de Clinton num hotel:
- O público não era nem americano, na maioria. Clinton entrou, sentou-se perto de ex-mandatários da Bolívia, Brasil, Canadá, Irlanda e Portugal, e falou 15 minutos. A audiência não moveu um músculo enquanto falou. E então pegaram suas câmeras fotográficas e correram para tentar apertar sua mão.

PACIÊNCIA

"Financial Times"/Reprodução
Ilustração sobrepõe o FMI à bandeira


O FMI passou e não foi desta vez, segundo o Jornal da Globo, que aceitou a exclusão dos gastos com infra-estrutura das contas do superávit primário. Segundo o "Financial Times", um "funcionário do FMI" disse que o Brasil é "um país piloto", que "essa é uma questão enorme para muitos países", mas que vai apenas "preparar um relatório para a diretoria do Fundo, que teria que aprovar qualquer mudança".
Um acordo é importante para Lula, diz o "FT", para "mostrar uma vitória na sua relação com o FMI", ele que tem sido "ironizado por extremistas da esquerda".

Os efeitos
Para o JN cobrir a campanha municipal, só com pesquisa. Ainda assim, só um registro.
O SPTV trouxe mais -até uma explicação do Ibope para os números controversos de seus primeiros levantamentos em São Paulo, há um mês:
- O Ibope informou que a primeira pesquisa [feita para a Rede Globo] refletiu os efeitos da propaganda política na TV. O resultado anunciado nesta terça não sofreu impacto de qualquer fato político relevante.
Ah, bom.

Lula e a Microsoft
A prioridade ao software livre no Brasil já levou a uma reação virulenta da Microsoft. Agora Lula compra a briga, segundo a Folha Online, discursando na África que o software livre é "uma resposta ao imperativo" da inclusão digital.

Morde...
Foi destaque ontem nos sites dos jornais argentinos, inclusive no alto do "Ámbito Financiero", a avaliação do ministro Roberto Rodrigues, da Agricultura, de que "a Argentina prejudicou as negociações" entre Mercosul e União Européia. Os europeus agora estariam considerando o bloco muito "frágil".

... e assopra
Por outro lado, nos mesmos sites se destacou que o Brasil fez "gestões" junto ao FMI para não adiar outra vez um acordo com a Argentina.

"Diários"
No último dia 16, esta coluna errou ao escrever que o filme "Diários de Motocicleta" havia sido descrito na "Variety" como "não-político". Pelo contrário, foi descrito na publicação como "político sem ser didático".

"El País"/Reprodução
ARGENTINA, NÃO Na expectativa para o jogo da seleção no Haiti, o "El País" noticiou que "milhares de haitianos festejaram nas ruas [acima] o triunfo do Brasil na Copa América"


Texto Anterior: TRE deixa rádio fora do ar por 24 horas na Bahia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.