São Paulo, segunda-feira, 28 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2008 / LEI EM QUESTÃO

Preocupação é com ação que prejudique cidade, diz Kassab

Prefeito reitera que não atuou de forma irregular e não quis influenciar Datafolha

Nos bastidores, aliados temem que episódio afaste tucanos e seja interpretado como "desespero" por siglas coligadas, como PR e PMDB


DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito Gilberto Kassab (DEM) afirmou ontem que permanecerá "alerta" para evitar que "grupos partidários" atuem para prejudicar o "bom andamento de serviços da cidade em função de pesquisas eleitorais".
Kassab reiterou não entender ter atuado de forma irregular e disse que nunca buscou influenciar no resultado da mais recente pesquisa Datafolha.
"Eu não acusei ninguém nem usei a máquina pública. Apenas, como prefeito da cidade de São Paulo, pedi aos subprefeitos que ficassem alerta para que, identificados os fatos [distúrbios ou tumultos], eles agissem, o que significa chamar a polícia. A preocupação não é a pesquisa, são ações que possam prejudicar a cidade", disse.
Em seguida, afirmou que sua determinação deverá se repetir sempre que existirem pesquisas registradas na cidade.
Apesar disso, o prefeito disse desconhecer a ocorrência de problemas durante os dias em que o Datafolha esteve em campo, quarta e quinta-feira passadas. "Nós não temos conhecimento, mas estamos alerta", afirmou ele ontem.
No e-mail que enviou aos subprefeitos na quarta-feira à noite, Kassab em nenhum momento se referiu aos eventuais distúrbios ou problemas.
"Assim como hoje, onde alguns foram identificados, seria ótimo se acontecesse amanhã", escreveu ele na mensagem.

Caçada
Segundo o prefeito, o episódio não deverá alterar os rumos de sua campanha. "Fiz tudo de forma transparente."
Nos bastidores de sua campanha, no entanto, o temor é que o episódio afaste dele setores do PSDB que hoje já estariam negociando adesão à candidatura de Geraldo Alckmin, melhor colocado na pesquisa.
O ato também poderia ser interpretado como "desespero" pelos vereadores de PR, PMDB e PV, atualmente preocupados com suas chances de eleição na coligação que sustenta Kassab e flertando com o PT.
Kassab participou de duas solenidades como prefeito de São Paulo ontem pela manhã. Na primeira delas, ele comemorou o aniversário do bairro de Santana, na zona norte da capital. Em seguida, esteve em um sindicato, também na mesma região. (JOSÉ ALBERTO BOMBIG)


Texto Anterior: Saiba mais: Datafolha barra influências em suas pesquisas
Próximo Texto: Alckmin tem inflamação no intestino e cancela agenda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.