São Paulo, domingo, 28 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

José Luiz Jansen de Mello fará comentário por rádio de missa do papa João Paulo 2º no Rio
Padre surfista tenta atrair jovens

RONI LIMA
da Sucursal do Rio

Dois amigos fraternos estão contribuindo, com uma fala moderna, para revelar uma imagem jovem da igreja que receberá o papa João Paulo 2º no Rio: os padres Jorge Luiz Neves Pereira da Silva, 36, e José Luiz Jansen de Mello Neto, 27.
Mais conhecidos como padre Jorjão e padre Zeca, eles têm se destacado pelo trabalho realizado com jovens a partir de suas respectivas igrejas na zona sul do Rio, a da Nossa Senhora da Paz (Ipanema) e a da Ressurreição (Copacabana).
As missas e trabalhos paroquiais desenvolvidos pelos dois costumam atrair muitos jovens. "A gente tá fazendo um trabalho legal aqui. A minha preocupação é com a linguagem para melhorar a relação da igreja, em especial com os jovens", afirma padre Zeca, criado no Leblon (zona sul) e praticante de surfe.
"É uma coisa muito bonita perceber como os jovens tão retornando para a igreja, como tão redescobrindo a religião", diz padre Jorjão, que entusiasma jovens católicos com tiradas criativas, como a sua adaptação do hino de guerra funkeiro "ah, eu tô maluco" para "ah, eu tô com o Cristo".
"Padre Jorjão tem o dom da palavra. Quando ele fala, todo mundo fica de boca aberta escutando", afirma o tricampeão brasileiro de judô na categoria peso leve, Márcio Varejão, 21.
Varejão integra o coral de jovens católicos que está sendo ensaiado pelo padre Jorjão para se apresentar para o papa na festa do Maracanã (zona norte), no sábado dia 4, e na missa campal do Aterro do Flamengo (centro), no domingo 5.
Padre Zeca -que comentará pela rádio católica "Catedral" a missa a ser rezada por João Paulo 2º na Catedral do Rio, no próximo sábado- tem hoje à tarde uma missão especial: participar do 1º Encontro Gospel Católico do Rio.
Show
Com a logomarca "Deus é Dez", o encontro reunirá, a partir das 15h, três bandas católicas, em palco montado em frente ao posto dez da praia de Ipanema. "Vai ser maneiro mesmo", garante padre Zeca.
O encontro começará ao meio-dia com duas caminhadas, saindo das praias do Leme e do Leblon. Às 15h, quando as pessoas se encontrarem em Ipanema, o show musical será aberto pelo cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, d. Eugenio Sales. Às 19h, padre Zeca encerrará o show rezando uma missa.
"Vamos fazer uma missa legal, bem animada, bem jovem mesmo", diz padre Zeca. Com eventos como este, os dois padres -que desenvolvem juntos alguns trabalhos, como encontros com dança- esperam estar contribuindo para aproximar a Igreja Católica dos jovens.
"Todo jovem tem um letreiro na testa: 'Sou de quem me conquistar'. A gente não pode deixar que o mundo das drogas, do vício, conquiste esses jovens", afirma padre Jorjão. "Trabalhar com os jovens dá muita alegria."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.