São Paulo, sábado, 28 de setembro de 2002

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MÍDIA

Taxa passa dos 30% pela 1ª vez desde a semana de estréia dos programas, diz pesquisa

No final, sobe a audiência do horário eleitoral na TV

RENATO FRANZINI
DA REDAÇÃO

Num movimento já previsto por analistas de campanha, a audiência do horário eleitoral gratuito na TV subiu nesta semana, dias antes do fim dos programas, revela o rastreamento eleitoral realizado pelo Datafolha.
Segundo o instituto, 31% dos entrevistados em pesquisa feita por telefone dizem ter visto pelo menos um dos programas exibidos na quinta-feira, dia 26; e 33% declaram ter visto alguma propaganda no dia 24.
A taxa não passava dos 30% desde a primeira semana de exibição, quando os programas dos dias 20 e 22 de agosto tiveram 40% de audiência cada um. A taxa caiu então para uma faixa entre 20% e 29% e, no último sábado, dia 21, foi de 22%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
Faltam três dias de programas de presidenciáveis: hoje, terça e quinta. As pesquisas são feitas nos dias seguintes a essas exibições.
Especialistas dizem, com base nas últimas eleições, que os eleitores tendem a prestar atenção nos programas do início e nos do fim do horário eleitoral.
Na terça e na quinta, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) resgatou momentos da campanha de 1989, incluindo o jingle "Lula Lá". O programa de terça foi avaliado como ótimo ou bom por 66% dos entrevistados, e o de quinta, por 71%.
José Serra (PSDB) mostrou propostas para o Nordeste na terça (52% de aprovação) e para Minas Gerais na quinta (60%).
Ciro Gomes (PPS) e Anthony Garotinho (PSB) procuraram na semana se colocar como opções a Lula e a Serra. Na quinta, o programa de Ciro teve aprovação de 51%, e o de Garotinho, de 56%.


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