São Paulo, sábado, 28 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARANHÃO

Adversário é ex-vice de Roseana

Tucano renuncia para tentar ajudar petebista

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O candidato do PSDB ao governo do Maranhão, o deputado federal Roberto Rocha, decidiu renunciar como forma de tentar garantir a vitória do pedetista Jackson Lago no primeiro turno.
Rocha anunciou o apoio a Lago no programa eleitoral de ontem à noite. Lago é o principal adversário do candidato da família Sarney, o atual governador, José Reinaldo Tavares (PFL). Segundo pesquisa do Ibope divulgada no dia 18, Lago está com 40% das intenções de voto, em empate técnico com Tavares, que tem 37%.
Rocha tinha 4%, empatado com o pessebista Ricardo Murad, que também tinha 4%, mas que teve sua candidatura cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral por ser cunhado da ex-governadora Roseana Sarney (PFL). Os candidatos de PSTU e PT somavam 2%.
Com a desistência de Rocha e a cassação de Murad -que recorreu da decisão-, uma diferença de mais de dois pontos para Lago ou para Tavares pode liquidar a disputa já no primeiro turno.
"Somos todos vítimas de um grupo comandado por uma família que montou uma poderosa estrutura de comunicação e propaganda e que desinforma a população. Eles utilizam os recursos do povo para, através de uma política de clientelismo e embuste, praticarem uma dominação perversa", afirmou Rocha. Ele disse que, se continuasse na disputa, "estaria favorecendo esse grupo que tanto combatemos e que é imprescindível desapear do poder".
Para o coordenador de comunicação da campanha do PFL, Sérgio Macedo, a renúncia "era esperada". Ele diz que pesquisa encomendada pelo partido mostra que 48% dos votos de Rocha migrariam para Tavares e 32%, para Lago. Sobre as acusações aos Sarney, diz que são "coisa antiga". (RANIER BRAGON)



Texto Anterior: Outro Lado: Estudo tem origem suspeita, afirma pepebista
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.