São Paulo, sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente marca ida ao Cazaquistão

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Lula terá a oportunidade de conhecer, em maio do ano que vem, o Cazaquistão, país hoje marcado pelo filme "Borat", interpretado pelo ator inglês Sacha Cohen.
Lula aceitou ontem um convite feito pelo presidente daquele país, Nursultan Nazarbayev, que durante um almoço no Itamaraty, exaltou a fama do brasileiro por gostar de viajar. "Sabemos que o senhor viaja muito, já conheceu mais de cem países. Agora precisa ir ao Cazaquistão", disse.
Em uma cerimônia descontraída, Nazarbayev também mostrou conhecer o Brasil por seu lado cultural: elogiou "grandes nomes" do país, como Pelé, Jorge Amado, Oscar Niemeyer e Paulo Coelho. Recebeu de Lula uma lata de cigarrilhas e, na hora do café, disse que a bebida não é comum em seu país. "Isso não é um problema. Nós temos capacidade de exportar o café suficiente para todas as pessoas do Cazaquistão", disse Lula.
O principal interesse do brasileiro no Cazaquistão são as reservas de petróleo (a 7ª maior do mundo) e de gás natural (a 6ª maior). No encontro de chefes de Estado, entretanto, nenhum acordo concreto foi firmado sobre o tema.


Texto Anterior: Para Lula, rebelião do PMDB foi "deslealdade"
Próximo Texto: Com o amplo apoio do PMDB, Câmara rejeita emendas à CPMF
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.