São Paulo, quinta-feira, 28 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

98% dizem que não vão viajar no feriado

DA REPORTAGEM LOCAL

Quase todos os eleitores paulistanos ouvidos pelo Datafolha afirmam que não vão viajar nesta eleição e que vão ficar na cidade para votar. No total, 98% planejam estar em São Paulo, enquanto 1% diz que vai justificar e outro 1% afirma ainda não saber.
Um possível "efeito Maresias" é temido especialmente pelos tucanos, que têm desempenho superior ao de Marta nas classes mais abastadas. Nas regiões mais ricas, como os Jardins, José Serra (PSDB) bateu Marta Suplicy (PT) por ampla diferença.
Como a eleição cai no meio de um feriado prolongado -2 de novembro, terça-feira, é Dia de Finados-, Serra tende a perder mais votos para o litoral que Marta, que vai bem especialmente nas áreas mais miseráveis.
Apesar de a pesquisa mostrar que quase ninguém planeja viajar, o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, afirma que os entrevistados podem "sentir-se desconfortáveis em contar ao pesquisador que não vão viajar para votar, algo que é obrigatório por lei". Assim, isso "esconderia" a intenção real.
Pacotes turísticos para alguns destinos, como Buenos Aires e o Nordeste, têm tido boa procura em agências de viagens.
No site da Ecovias, que administra o sistema Anchieta-Imigrantes, a previsão é que de 290 mil a 410 mil veículos desçam em direção ao litoral neste feriado.
Se esse número for confirmado e houver ao menos um eleitor em cada carro, é o suficiente para definir a eleição paulistana a favor de um ou outro candidato, por exemplo. A distância que hoje separa Serra de Marta, de sete pontos percentuais, equivale a pouco mais de 500 mil votos.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Campanha na TV: Programa de Serra faz seu ataque mais pesado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.