São Paulo, quinta-feira, 29 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IGREJA CATÓLICA

Idade determinou renúncia dos titulares

Papa anuncia os novos arcebispos de Aparecida, Belo Horizonte e Brasília

DA REDAÇÃO

O papa João Paulo 2º designou ontem os três novos arcebispos para as arquidioceses de Aparecida (SP), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF). Os atuais titulares renunciaram por já terem ultrapassado a idade regulamentar de 75 anos estabelecida pela Santa Sé no Código de Direito Canônico.
Em Aparecida, o monsenhor Raymundo Damasceno Assis, 66, atual bispo-auxiliar de Brasília, substituirá o cardeal Aloísio Lorscheider, 79, que havia anunciado sua renúncia em 2000. Ordenado sacerdote em 1968, Assis já ocupou cargos executivos na CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) -foi secretário-geral da entidade por dois mandatos consecutivos, de 1995 a 2003- e também no Celam (Conselho Episcopal Latino-americano).
O monsenhor Walmor de Oliveira de Azevedo, 49, foi o escolhido para ocupar a vaga do cardeal Serafim Fernandes de Araújo, 79, como arcebispo de Belo Horizonte. Até a nomeação, Azevedo era bispo-auxiliar de Salvador (BA) e presidente da Comissão Episcopal de Doutrina da CNBB.
Para a arquidiocese de Brasília, foi indicado o atual arcebispo de Maringá (PR), dom João Braz de Aviz, 56, que deve ocupar o lugar do cardeal José Freire Falcão, 78.
Apenas a data da posse do novo arcebispo de Aparecida foi confirmada para o dia 25 de março, durante missa na Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Segundo a CNBB, o novo arcebispo de Brasília assume no final de março, em data ainda a ser confirmada. Em Belo Horizonte, o dia da posse não foi definido.


Colaboraram a Folha Vale e as agências internacionais


Texto Anterior: Reduto eleitoral: Projeto de Sarney pode lesar erário em R$ 831 milhões
Próximo Texto: Brasil profundo: Fiscais do Trabalho são mortos em Minas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.