São Paulo, domingo, 29 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TERCEIRO TURNO

Eleitores voltam às urnas para escolher prefeito de Londrina

DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

A população de Londrina (PR) vai hoje às urnas para, em uma espécie de "terceiro turno", escolher seu prefeito. Os candidatos são Luiz Carlos Hauly, 58, pelo PSDB, e Barbosa Neto, 43, pelo PDT. O prefeito eleito no segundo turno, Antonio Belinati (PP), teve a candidatura impugnada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por irregularidades na prestação de contas de 1999, quando era prefeito da cidade.
Da base de sustentação do governo federal, Barbosa Neto levou ao horário eleitoral na TV uma legião de ministros, como Paulo Bernardo (PT), Reinhold Stephanes (PMDB), Carlos Lupi (PDT) e Marcio Fortes (PP) e o chefe-de-gabinete de Lula, Gilberto Carvalho.
O tucano Hauly contra-atacou com o apoio do governador Roberto Requião (PMDB) e do prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB).
A disputa pelo governo do Paraná em 2010 colocou ainda em lados opostos os senadores e irmãos Dias: Álvaro Dias (PSDB) apoia Hauly, e Osmar Dias (PDT) está no palanque de Barbosa Neto.
Osmar pode compor uma aliança com a base de sustentação de Lula no Paraná para disputar o governo estadual contra o irmão ou contra o prefeito da capital -que disputam a indicação tucana para a disputa.
Já o irmão, Álvaro, ensaia uma aliança com Requião, que disputará uma das vagas ao Senado em 2010, e tenta convencer Richa a cumprir todo o atual mandato.
Em fevereiro, durante encontro tucano em Curitiba (PR), Álvaro Dias prometeu, se eleito em 2010, não disputar a reeleição, abrindo vaga para Beto Richa na disputa da sua sucessão.
O deputado estadual Antonio Belinati, que ainda aguarda o julgamento de recurso no STF (Supremo Tribunal Federal) contra a impugnação de sua candidatura, anunciou apoio ao candidato Barbosa Neto.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Imprensa: Arte da Folha recebe prêmio internacional de infografia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.