São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO INDÍGENA

Índios deixam prédio no PR; atos continuam em 3 Estados

DA AGÊNCIA FOLHA

No mesmo dia em que índios das etnias caingangue e guarani desocuparam um prédio do governo federal no centro de Curitiba (PR), índios de quatro etnias invadiram ontem a sede da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) em Porto Velho (RO).
Em Cuiabá (MT), os indígenas mantiveram a invasão a um prédio público. Em Carmésia (MG), os pataxó mantêm dois caminhões com tubos de aço da mineradora MMX parados.
Na capital paranaense, os caingangue e guarani liberaram o prédio, que abriga representações do Ministério da Saúde, depois de fecharem um acordo com a direção nacional da Funasa para o repasse de R$ 220 mil que serão usados no pagamento dos serviços de saúde.
Em Porto Velho, segundo o líder indígena, Nilcélio Jiahui, 90 índios invadiram o prédio da Funasa ontem para exigir repasses atrasados para a saúde. O coordenador do órgão em Rondônia, Josafá Marreiro, disse que os atrasos aconteceram por problemas na prestação de contas das ONGs que dão assistência aos índios.


Texto Anterior: Outro lado: Funai afirma que dá apoio à operação da PF
Próximo Texto: União quer limite a estrangeiro na Amazônia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.