São Paulo, sexta-feira, 29 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Queimadas fazem fogo se alastrar pelo Pantanal de MS

Área que equivale a cerca de 400 Ibirapueras foi destruída

23.mai.09 - Diario Online.com.br
Incêndio destrói vegetação na região da cidade de Corumbá, no Pantanal de Mato Grosso do Sul

RODRIGO VARGAS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CUIABÁ

Mais de 60 mil hectares de vegetação nativa foram destruídos desde o início da temporada de queimadas no Pantanal, em abril. A área é equivalente a cerca de 400 parques Ibirapuera, em São Paulo.
O levantamento foi divulgado pela superintendência do Ibama em Mato Grosso do Sul, que atribui o cenário a uma combinação de seca intensa com a ação do homem.
"Num ambiente com grande quantidade de vegetação seca, qualquer manejo de pasto com fogo ou mesmo uma pequena fogueira de um pescador podem desencadear um incêndio", diz o superintendente regional, David Lourenço.
Apenas em maio, 374 focos de queimadas foram registrados na região de Corumbá (440 km de Campo Grande), considerada o epicentro do problema. O número representa um aumento de 712% em relação aos registros no mesmo mês em 2008 (50). De janeiro a maio, Mato Grosso do Sul já contabiliza 980 focos de calor, o equivalente a 65% do acumulado em todo o ano passado.
"Desse total, 80% foram na região de Corumbá", afirma Márcio Yule, coordenador do Prevfogo (Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, do Ibama).
Segundo a Embrapa Pantanal, o nível do rio Paraguai deverá atingir em maio a terceira cota mais baixa para o período nos últimos 35 anos.
A falta de chuvas, diz Yule, antecipou a abertura de acessos por terra ao Pantanal. Focos de incêndio foram registrados em pastagens nativas à beira do rio Paraguai -o fogo é usado para limpeza, renovação e abertura de áreas para o gado.
Ontem, em Corumbá, a chuva ajudou a extinguir o fogo que se alastrava nas proximidades da zona urbana.
Segundo o Ibama, a operação de emergência para combate de focos -que inclui helicóptero e 24 bombeiros- será ampliada com a criação de uma brigada de incêndio, da qual participarão Exército e Marinha.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: CNJ apura suspeita de corrupção no TJ-MG
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.