São Paulo, quarta, 29 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRIVATIZAÇÃO
Comissão de Valores Mobiliários informa que fará registro simultâneo com os EUA das empresas vendidas
Bolsas suspendem negociação de ações

ANTONIO CARLOS SEIDL
enviado especial ao Rio


O presidente da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), Francisco da Costa e Silva, informou ontem que as negociações das ações do Sistema Telebrás nas Bolsas de Valores de São Paulo e do Rio estarão suspensas durante o leilão, previsto para hoje às 10h, no Rio.
A CVM decidiu também que o registro das 12 holdings do Sistema Telebrás ocorrerá simultaneamente no Brasil e nos Estados Unidos "o mais rápido possível".
Costa e Silva afirmou ainda que a CVM poderia dar o registro das 12 empresas do Sistema Telebrás hoje mesmo, porque já concluiu positivamente a análise de todas as informações previamente solicitadas.
Por uma "questão de simetria", porém, o presidente da CVM prefere esperar a conclusão do processo de registro da SEC (Securities and Exchange Commission), o órgão regulador do mercado de capitais norte-americano.
Isso porque, disse ele, a Bolsa de Valores de Nova York espera esse registro para transformar as ADRs (American Depositary Receipts). As ADRs são o instrumento de captação de recursos pelas empresas brasileiras no mercado norte-americano, da Telebrás em ADRs de cada uma das 12 novas holdings.
Costa e Silva informou que o valor total das ADRs de empresas brasileiras na Bolsa de Nova York era de US$ 17,4 bilhões em 31 de maio deste ano, dos quais US$ 12 bilhões da Telebrás.
O presidente da CVM informou também que a Telebrás encaminhará o pedido de registro das holdings à SEC na próxima segunda-feira.
A liberação do registro simultâneo, acredita Costa e Silva, poderá acontecer dentro de um prazo de dez dias.
Para conseguir um bom lugar no pregão hoje para o leilão do Sistema Telebrás e evitar encontros com possíveis manifestantes, muitos integrantes dos consórcios inscritos passaram a noite dentro da Bolsa do Rio.


Colaborou Cynara Menezes, enviada especial ao Rio


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.