São Paulo, quarta-feira, 29 de setembro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Bom diálogo
Sentaram-se para conversar em São Paulo, há cerca de duas semanas, o deputado federal petista José Mentor, relator da CPI do Banestado, e Paulo Maluf (PP), terceiro colocado na disputa pela prefeitura paulistana.

Ponto no mapa
Tem origem em Recife o site "trash" www.serraedobem.com.br. Na mesma cidade foram gravados depoimentos para o programa de Maluf em que o tucano é chamado de caloteiro. É também lá que Marcelo Teixeira, marqueteiro do ex-prefeito, presta serviços ao PT.

Rumo a Marta
De Francisco Rossi (PHS), 2% na pesquisa Datafolha: "O Serra não me inspira confiança".

Sinais invertidos
Osmar Bertoldi é o Paulo Maluf da eleição em Curitiba. Igualmente sem possibilidade de chegar ao segundo turno, o candidato pefelista vem atuando como linha auxiliar na campanha. Só que, ao contrário de Maluf, ajuda os tucanos contra o PT.

Agora vai
Da assessoria de José Alencar, na abertura de mensagem para avisar a imprensa da presença do vice-presidente hoje em São Bernardo do Campo, em evento de apoio à moribunda candidatura de Vicentinho (PT): "Colega, veja se essa levanta vôo".

B.O. 1
Quando José Dirceu ia iniciar discurso em comício do PT anteontem à noite em Campo Grande (MS), um adolescente foi esfaqueado no meio do público durante uma briga. O ministro conseguiu falar após bombeiros socorrerem o rapaz.

B.O. 2
Pouco antes de o adolescente ser ferido, a ministra Dilma Roussef, também presente ao comício, havia dito que o candidato do PT, se eleito, dará mais segurança à população.

Fora do script
A duradoura lua-de-mel dos bancos com o governo Lula sofreu um pequeno abalo com as declarações públicas de ministros a favor da greve dos bancários. Patrões e executivos do setor não acharam a menor graça.

Último caso 1
Se houver alguma decisão da Justiça contrária ao plantio de soja transgência, Lula poderá rever sua posição de não editar uma medida provisória para regularizar a lavoura. Por enquanto, permanece inflexível.

Último caso 2
O presidente não autoriza apenas o plantio da soja por entende que nesse caso o Congresso não votaria a Lei de Biossegurança. MP mais ampla levaria de volta para o Planalto o contencioso entre os ministros Marina Silva (Meio Ambiente) e Roberto Rodrigues (Agricultura).

Vida breve
Durou apenas três dias a torre de uma operadora de telefonia celular instalada nas imediações da sede da Polícia Federal em Brasília. A PF não resistiu à inquietação de que pudesse ser vítima de espionagem e solicitou a remoção do equipamento.

Visita à Folha
Roberto Teixeira da Costa, membro do Conselho de Administração da Sul América e do banco Itaú e do conselho consultivo do Ceal (Conselho de Empresários da América Latina), visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Carlos Mariani, presidente da Petroquímica Bahia e do Ceal, e de Alfredo Rizkallah, ex-presidente da Bovespa, presidente da Novação Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda. e futuro presidente do Ceal.

TIROTEIO

Do secretário estadual da Justiça, Alexandre de Moraes, sobre declaração do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, segundo quem o governo Alckmin foi incompetente ao lidar com a paralisação do Tribunal de Justiça de São Paulo:
-Primeiro, ele falou de caixa-preta do Judiciário. Depois, que o Ministério Público é a Gestapo. Agora, demonstrou novamente ignorância sobre o tema, ao desrespeitar a autonomia do TJ sugerindo que o governador deveria ter interferido na greve.

CONTRAPONTO

Morreu de velho

No entender do deputado petista Walter Pinheiro, a emenda constitucional que permite reeleger os presidentes da Câmara e do Senado voltará à ordem do dia no Congresso tão logo termine a campanha eleitoral.
Na primeira votação, na Câmara, o parlamentar baiano se opôs ao projeto. Manterá o voto se a emenda voltar à pauta. Curioso sobre a posição do Senado, ele conversou com o peemedebista Mão Santa (PI).
Feroz opositor de tudo o que o Planalto defende, o senador surpreendeu o deputado:
-Eu votarei pela reeleição de Sarney-, declarou Mão Santa.
-Por quê?
-Você está maluco? Não se vota contra os mais experientes.
Ainda intrigado, Pinheiro pediu nova explicação, que Mão Santa ofereceu com ar astuto:
-Porque velho já viveu muito e sabe demais. Portanto, lembre-se: não maltrate o velho!


Próximo Texto: Após a greve, Justiça congela prazos de processos por 15 dias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.