São Paulo, sexta-feira, 29 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Sob Lula, Abin voltou atuação para o exterior

DA REDAÇÃO

A Abin (Agência Brasileira de Inteligência) foi criada em 1999 e é o órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência. Entre as atribuições estão planejar, executar, supervisionar e controlar a atividade de inteligência no Brasil, além de assessorar o presidente da República nas questões de interesse do Estado e da sociedade.
A agência é encarregada de reportar ao presidente oportunidades, ameaças e problemas relacionados aos interesses do país. Também é papel da Abin obter dados sobre parceiros comerciais estratégicos estrangeiros.
Na gestão Luiz Inácio Lula da Silva, o órgão, historicamente voltado para investigação de ameaças internas, centrou sua atuação no cenário internacional, principalmente na América do Sul.
Prova disso foi balanço parcial sobre a produção da Abin, divulgado em setembro deste ano, que aponta que a maior parte (28,34%) dos despachos encaminhados a Lula neste ano diziam respeito à conjuntura internacional. Em segundo, estão assuntos relacionados à questão fundiária e à segurança pública.
Com 1.600 funcionários e escritórios nos principais Estados, além de na Argentina e em Miami (EUA), a agência tem um orçamento total de R$ 118 milhões neste ano.


Texto Anterior: Inteligência: Abin quer fiscalizar empresa de investigação
Próximo Texto: Patrocínio: Câmara deve arquivar ação contra deputados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.