São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARANHÃO

Base política de Roseana perde espaço em São Luís

DA AGÊNCIA FOLHA

Além de perder a eleição para a Prefeitura de São Luís (MA), o grupo político da senadora Roseana Sarney (PMDB) foi derrotado em 8 dos 14 maiores municípios do Maranhão, que somam cerca de 950 mil eleitores (equivalente a 23% dos eleitores do Estado).
A vitória de João Castelo (PSDB) selou a derrota da senadora em São Luís. No primeiro turno, a votação dos quatro candidatos de sua base na capital não atingiu 8% dos votos válidos. Roseana gravou mensagem de apoio ao deputado Gastão Vieira (PMDB), que teve menos de 2% dos votos.
Candidatos ligados à senadora perderam em Imperatriz, onde o prefeito Ildon Marques (PMDB) não se reelegeu, e em Caxias, respectivamente o segundo e o terceiro maior colégio eleitoral do Maranhão.
Para a cientista política Arlete Borges, professora da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), o grupo de Sarney foi um dos principais derrotados nas urnas.
"O candidato do partido da senadora teve uma votação inexpressiva. Considerando que ela própria esteve envolvida na propaganda de TV, foi uma derrota muito eloqüente", disse Borges.
Para a cientista política, o PDT do governador Jackson Lago, um dos principais adversários da senadora, também saiu derrotado na capital. No Estado, no entanto, o PDT elegeu o maior número de prefeitos -123, contra 65 do PMDB e 54 do PSDB.
Para o deputado estadual César Pires (DEM), ligado à senadora, a base política de Roseana não sofreu grandes alterações. Ele destacou que o grupo reelegeu a prefeita de Timon, Socorro Waquin (PMDB), e venceu em Codó. Os dois municípios têm respectivamente o quarto e quinto colégio eleitoral do Maranhão. (SÍLVIA FREIRE)


Texto Anterior: Paraná: TSE tira registro de prefeito eleito em Londrina
Próximo Texto: PT lança candidatura de Tião Viana a presidente do Senado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.