São Paulo, Domingo, 30 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Procurador investiga uso de bimotor

do enviado especial a Cabrobó

Um levantamento realizado entre os meses de maio e novembro do ano passado pelo terceiro Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) mostra que o bimotor Cesna, prefixo PT-RBR, em poder da superintendência, fez pelo menos sete pousos em Serra Talhada, onde reside a família de Inocêncio Oliveira (PFL-PE).
De acordo com os dados do Cindacta, levantados a pedido do procurador da República Wellington Saraiva, a aeronave partiu de Recife em 6 e 8 de maio de 99 com destino a Serra Talhada.
No mês seguinte, o bimotor foi três vezes para a cidade de Inocêncio: nos dias 3, 9 e 10. Em 31 de agosto, o avião saiu de Recife com destino a Serra Talhada e, em setembro, o vôo aconteceu dia 20.
O superintendente da Polícia Rodoviária Federal de Pernambuco, Ozéas das Neves do Nascimento, negou que tenha favorecido o deputado federal, de quem se diz amigo.
"As aeronaves são utilizadas para o treinamento de pessoal e transporte de presos, por exemplo", afirmou.
Ele disse que tem todas as ordens de missão das saídas do bimotor PT-RBR.
Nos documentos entregues à Procuradoria da República em Pernambuco todas as requisições têm a rubrica da mesma pessoa e são assinadas pelo superintendente.

São José do Egito
Ele não se lembrava, no entanto, que em 2 de julho do ano passado, uma sexta-feira, o avião saiu de Recife com destino a São José do Egito, onde está situada a fazenda Melancia, de propriedade do presidente da Assembléia Legislativa de Pernambuco, José Marcos (PFL), amigo de Inocêncio.
"Não tenho conhecimento", disse, ao ser questionado sobre o empréstimo do avião.
Depois, acabou se lembrando. "Realmente emprestei para o presidente da Assembléia, que foi para Serra Talhada. Se pousou na fazenda, não sei, porque não tenho conhecimento onde é a fazenda dele", afirmou.
O bimotor Cesna é um dos três aviões da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco. (CG)

Texto Anterior: Pernambuco: Doação de carro do DNER ajuda Inocêncio
Próximo Texto: Outro lado: Deputado nega ter doado carro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.