São Paulo, quarta-feira, 30 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Capital gaúcha sediará o próximo encontro

PLÍNIO FRAGA
ENVIADO ESPECIAL A PORTO ALEGRE

O conselho internacional do Fórum Social Mundial -integrado por 58 entidades pôs fim a uma disputa política interna do comitê organizador brasileiro -formado por oito grupos- e decidiu que Porto Alegre sediará a terceira edição do evento em 2003.
O comitê brasileiro havia aprovado que o fórum de 2003 seria "multipolar", sem cidade-sede, com encontros simultâneos em diversas partes do mundo. Oficialmente, a decisão fora tomada para ampliar o caráter mundial do fórum, mas escondia o temor de "partidarização" do FSM.
O fórum tem o apoio institucional do governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Prefeitura de Porto Alegre, ambos controlados pelo PT. As ONGs do comitê organizador queriam afastar o fórum de Porto Alegre para evitar uma vinculação com o PT. Avaliam que isso ofusca a apresentação de propostas alternativas ao chamado "modelo neoliberal".
No comitê brasileiro, o maior defensor da manutenção do fórum em Porto Alegre era Carlos Tibúrcio, assessor do petista Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato a presidente, e representante no Brasil da ONG Atack, criada em defesa da taxação das transações financeiras.


Texto Anterior: Vereador questiona gastos com eventos
Próximo Texto: Para Chomsky, EUA são os verdadeiros terroristas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.