UOL

São Paulo, quinta-feira, 30 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suplicy diz que comprovante é desnecessário

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Evitando fazer críticas diretas ao ministro José Graziano (Segurança Alimentar e Combate à Fome), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), autor de propostas de renda mínima, insiste que não deveria haver a vinculação do gasto das famílias atendidas pelo Fome Zero com a compra de alimentos.
Suplicy chegou a propor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a Graziano que em duas cidades, também do Piauí, fosse implantado um projeto-piloto que não vinculasse os gastos à alimentação nem exigisse recibo ou nota fiscal.
Depois seria feita uma avaliação para comparar os resultados. "Com base nesses dados, o governo poderia verificar até que ponto a medida foi útil e se valeu a fiscalização", declarou o senador.
Segundo a assessoria do Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, o ministro achou que a proposta seria inviável e decidiu utilizar apenas o formato que será anunciado hoje -distribuição de recurso para a compra de alimentos com a necessidade de comprovante.
Para Suplicy, o diálogo sobre o formato do Fome Zero continua. "Tenho a convicção de que é mais dignificante não precisar ficar controlando o gasto de cada família", afirmou o senador em entrevista à Folha por telefone.
De acordo com Suplicy, é preciso que haja mobilização da sociedade no programa, mas isso não pode significar o controle das famílias beneficiadas.
No final do ano passado, durante a transição de governo, Graziano e Suplicy tiveram divergências em relação ao formato do Fome Zero. Enquanto Graziano defendia a vinculação do uso do dinheiro do programa somente com alimentação, Suplicy dizia que as famílias deveriam ter liberdade para escolher em que gastar o dinheiro. Uma nota assinada por Graziano e Suplicy foi a saída na época para caracterizar o programa de compra de alimentos como um primeiro passo de um plano mais amplo de combate à miséria.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Governo faz pacote de estímulo à participação do empresariado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.