UOL

São Paulo, quinta-feira, 30 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PACTO SOCIAL

Delfim só poderá participar do CDES se Lula modificar medida provisória
O deputado federal Delfim Netto (PPB-SP) só poderá participar do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se a medida provisória que criou o conselho for modificada.
Parecer técnico da Mesa Diretora da Câmara afirma que Delfim Netto, por ser parlamentar, não pode participar do CDES como cidadão e também está impedido de participar como parlamentar indicado pela Presidência, pois nesse caso ocorreria uma sobreposição entre o Executivo e o Legislativo.
Para integrar o conselho, seu nome terá que ser escolhido pelo plenário da Câmara, como representante do Poder Legislativo. Para isso, é necessário modificar a MP que criou o CDES e regulamentar a participação de representantes do Legislativo.
A solução, entretanto, vai de encontro à concepção do CDES, de reunir a sociedade civil para discutir os principais temas do país. Segundo o secretário-adjunto do CDES, Jairo Jorge, o governo deve aceitar o parecer e ter representantes do Senado e da Câmara no conselho. Delfim não foi localizado ontem pela Folha. O próprio deputado consultou a Câmara sobre a possibilidade de participação no conselho. (DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Crime: Justiça autoriza quebra de sigilo de deputado
Próximo Texto: Infidelidade: PFL irá ao STF contra quem deixar o partido
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.