São Paulo, sexta-feira, 30 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia fecha o espaço aéreo sobre reserva

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

O espaço aéreo sobre a terra indígena Roosevelt foi fechado pela força-tarefa liderada pela Polícia Federal que começou a atuar no dia 20. O objetivo é impedir o tráfego de aeronaves clandestinas usadas por contrabandistas.
No dia 7, ao menos 29 garimpeiros foram mortos dentro da terra indígena em um conflito provocado pela extração ilegal de diamantes no local. O fechamento do espaço aéreo é feito pelos radares fixos e terrestres do Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia), órgão coordenado pela Aeronáutica.
Caso o Sivam perceba a presença de aeronaves clandestinas, duas ações podem ser tomadas. Uma opção é acionar os caças do modelo Tucano que estão em prontidão na Base Aérea de Porto Velho. Como o Brasil não tem lei que o permite o abate de aviões, os caças serviriam para acompanhar o vôo da aeronave. Outra opção é monitorar onde o avião pousou e acionar equipes de terra para interceptá-los.


Texto Anterior: Brasil profundo: Índios acusam garimpeiros de terem voltado à reserva
Próximo Texto: Agenda negativa: Palocci é alvo de apitaço de técnicos de finanças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.