São Paulo, quarta-feira, 30 de abril de 2008

Texto Anterior | Índice

PR quer vice do PT, que sonha com Erundina

FERNANDO BARROS DE MELLO
JOSÉ ALBERTO BOMBIG

DA REPORTAGEM LOCAL

O PR propôs os nomes do economista Marcos Cintra ou do vereador Aurélio Miguel para ocupar o cargo de vice na provável candidatura da ministra Marta Suplicy (Turismo). Mas os petistas relutam em aceitar a oferta e sonham em ter a deputada federal Luiza Erundina (PSB) na chapa.
A prioridade dos encarregados de costurar as alianças de Marta é uma investida no PSB de Erundina. Eleita prefeita de São Paulo pelo PT em 1989, a atual deputada acabou, anos depois, rompendo com o partido.
O comando petista está disposto a oferecer a ela a vaga de vice, ainda que os receituários da marquetagem política não recomendem uma chapa com duas mulheres.
O cálculo leva em conta a necessidade de Marta recuperar parcela expressiva do eleitorado de classe média, que se afastou especialmente após o mensalão.
Seria também uma forma de se reaproximar de Erundina, que na eleição municipal passada, quando concorreu novamente à prefeitura, fez ácidas críticas à gestão Marta (2000-2004).
Já o PR aumentou sua ofensiva após o PT perder o apoio do PMDB para o prefeito Gilberto Kassab (DEM). Em reunião realizada na noite de segunda, os petistas propuseram coligação na eleição proporcional, após meses relutando.
Com a coligação, crescem as chances do PR aumentar o número de vereadores que tem hoje na Câmara (cinco). A medida não agrada candidatos petistas a vereador, que podem perder vagas.


Texto Anterior: Kassabistas querem levar Alckmin a votação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.