São Paulo, quarta-feira, 30 de maio de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Navalha no pé

Gilmar Mendes, do STF, mandou soltar Zuleido e outros tantos. Mas foi só depois dos telejornais.
Até então, na manchete de Folha Online e demais, "STJ afasta o número 2 da Polícia Federal por suposta ligação com fraudes e vazamentos". É que, "segundo investigações da PF", ele teria "suposto envolvimento com uma quadrilha que fraudava licitações na Bahia" -e teria avisado um ex-superintendente da PF no Ceará que ele era investigado na Operação Octopus, da própria PF e que deu origem à Operação Navalha. Sobraram trocadilhos tipo "navalha no pé", na Band.
Dias atrás, Bob Fernandes postou no Terra que os "vazamentos" em série eram "sintoma da sucessão na PF", servindo "ora a um, ora a outro candidato".

RENAN E A REVISTA
Na manchete do site da revista "Veja" ao longo do dia, "Após "defesa", a situação de Renan fica pior". O senador "não esclareceu suspeitas em torno da ligação com lobista" -e "o corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), afirmou que as explicações não encerravam o assunto".
O site abriu o acesso a sua reportagem original, com o link "Renan Calheiros, um senador no bolso de lobista".

ABRAÇOS DE LULA
No Blog dos Blogs, em submanchete no portal iG, Helena Chagas postou que Lula e Renan Calheiros, em almoço ontem, "conversaram efusivamente" e o presidente "abraçou Renan de novo".

BEIJA-MÃO PETISTA
Após o beija-mão de Ideli Salvati e outros, Lauro Jardim postou na Veja On-line, sob o título "Amigo é para essas coisas", que o blog de José Dirceu deu "apoio a Renan".
Ele louvou "os documentos e o tom humilde, emocionado do discurso" e atacou, outra vez, a mídia sem "limites".

DIRCEU VS. MAIA
Dirceu e o prefeito do Rio, Cesar Maia, este em seu "ex-blog", disputavam ontem o presidente do Senado, discutindo quem estaria "por trás" das agruras de Renan.
Segundo Josias de Souza, "em privado" ele "acusa o PT" e "o DEM, cujo líder Agripino Maia estaria interessado num terceiro turno" para o Senado.

"DEPUTY OF THE DEPUTY OF..."
Na manchete do site do "Wall Street Journal", ontem, a escolha de Robert Zoellick por George W. Bush para comandar o Banco Mundial, frustrando as demandas de Brasil e outros. De todo modo, no destaque do "WSJ", ele "ajudou a lançar a Rodada Doha" e "construiu uma forte reputação com muitos países em desenvolvimento como principal negociador comercial dos EUA".
Em especial, com o Brasil. Ele mudou muito, desde que disse na campanha de 2002 que "ou o Brasil aceita a Alca ou terá de comerciar com a Antártida". Foi aí que Lula o chamou de "sub do sub do sub" -o que ele ouviu, como relatou a Clóvis Rossi, como "deputy of the deputy of the deputy". Agora, é o futuro presidente do Banco Mundial.

wsj.com


"PALMAS"
O destaque do Brasil ao longo do dia, nos principais sites de busca de notícias, tipo Google News, Yahoo News e Inform.com, foi a notícia de que o governo vai subsidiar, afinal, controle de natalidade -em pleno "Brasil católico".
Mais curiosa foi a reação do blog de Guilherme Fiúza, de oposição há tempos mas ultimamente, como ontem, também crítico da oposição: "Palmas para o governo Lula. Parabéns ao governo Lula."

MULTILATINAS
Em segundo destaque, nos mesmos sites de busca, o anúncio de que a JBS/Friboi vai comprar a americana Swift por US$ 1,4 bilhões.
Foi tema de dois textos no site do "WSJ", o primeiro com a notícia e o segundo com o título "Swift é meramente a mais recente das aquisições externas do Brasil". Explicou com a queda do dólar e com os recursos levantados pelas empresas. E arriscou que "o processo não acaba tão cedo".

O COLUNISTA E A EMBRAER
Ontem, segundo Fátima Bernardes, "uma cerimônia lembrou as vítimas do acidente do avião da Gol com um Legacy" após oito meses. E ontem o colunista Joe Sharkey -que viajava no Legacy e defende os pilotos americanos- escreveu no "New York Times" sobre a Embraer, até mencionou a Gol, mas nada do indiciamento dos pilotos, dias atrás. A notícia saiu no "NYT", mas em texto da AP. De Sharkey contra a PF, os controladores etc., só no blog.
Em tempo, sobre a Embraer ele noticiou como estariam "ganhando ritmo" as encomendas de seus jatos, nos EUA.


Texto Anterior: São Paulo: Texto propõe pensão a par de servidor gay
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.