São Paulo, Quarta-feira, 30 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chirac diz que é preciso "dar tempo ao tempo'

da Sucursal do Rio

O presidente francês, Jacques Chirac, disse que é preciso dar "tempo ao tempo" para a formação de uma área de livre comércio entre a UE e a América Latina.
"Se queremos avançar com segurança, é preciso avançar dentro da ordem", afirmou. Segundo Chirac, a expressão "área de livre comércio" ficou fora do documento final da cúpula do Rio não por exigência da França, mas do conjunto dos países da Europa e também da América Latina.
"Nos planos industrial e de serviços, os países da América do Sul devem assegurar uma certa proteção que possa garantir seu desenvolvimento. Seria sério falar de livre comércio entre América Latina e Europa no domínio de serviços e indústria?", perguntou.
O presidente francês -que já havia afirmado no Rio que o protecionismo europeu é "uma lenda"- voltou a ironizar o tema: "A Europa não é uma fortaleza, contrariamente ao que alguns quereriam fazer crer".
Em entrevista aos jornalistas, Chirac reforçou o tema de seu discurso na sessão de ontem entre chefes de Estado e de governo: o controle do capital especulativo.



Texto Anterior: Fidel vai a banheiro e perde foto oficial
Próximo Texto: Brasil quer integração da produção no Mercosul
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.