|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
ELEIÇÕES 2004/PESQUISA
Para diretor do Datafolha, baixa rejeição do tucano explica preferência dos eleitores
Programa de TV de Serra recebe a melhor avaliação
CHICO DE GOIS
DA REPORTAGEM LOCAL
O desempenho do candidato José Serra (PSDB) no programa
eleitoral gratuito no rádio e na TV
é considerado melhor do que o de
Marta Suplicy (PT), conforme
pesquisa Datafolha realizada na
última quinta com 1.720 eleitores.
A propaganda do PT é feita pela
equipe de Duda Mendonça. A do
PSDB está a cargo da Lua Branca
Comunicações, que tem como sócio Luiz González.
O horário eleitoral gratuito teve
início no dia 17. Até quinta, quando a pesquisa foi feita, os candidatos majoritários haviam participado de quatro programas dedicados a eles, embora tenham usado o horário dos vereadores (às
terças, às quintas e aos sábados)
para mostrar obras da administração de Marta e do governador
Geraldo Alckmin (PSDB).
Os programas de Marta e de
Serra foram os mais vistos. Segundo a pesquisa, 46% disseram
ter assistido ao programa da petista e 45% ao do tucano. A maioria, porém, afirmou não ter visto o
horário eleitoral gratuito.
O instituto perguntou como o
entrevistado avaliava o desempenho de cada candidato à Prefeitura de São Paulo no horário eleitoral. De acordo com o levantamento, 69% consideraram que a propaganda política de Serra é ótima
ou boa. Somente 5% disseram
que ela é ruim ou péssima.
No caso de Marta, 64% elogiaram a propaganda eleitoral e 13%
disseram que é ruim ou péssima.
O programa de Paulo Maluf é
considerado o pior pelos eleitores:
31% o avaliaram como ruim ou
péssimo e 43%, como ótimo ou
bom. A propaganda de Luiza
Erundina, candidata pelo PSB, é
regular para 39% dos entrevistados e ótima ou boa para 40%.
"Esses resultados refletem o índice de rejeição. Há uma propensão do total do eleitorado de avaliar como melhor o programa de
quem tem menor rejeição. A avaliação da propaganda também reflete a imagem que cada eleitor faz
dos candidatos", avalia Mauro
Paulino, 43, diretor do Datafolha.
Os números da pesquisa fazem
eco à afirmação. Entre os eleitores
de Serra, 47% disseram que o programa de Marta é ótimo ou bom.
No grupo dos que dizem votar na
prefeita, 61% avaliaram a propaganda do tucano como ótima ou
boa. Já no eleitorado de Maluf,
27% elogiaram o programa da petista e 37%, o de Serra.
Foco
Em suas quatro aparições na
TV, Marta Suplicy tem limitado
os temas de sua administração a
três: CEU (Centro Educacional
Unificado), bilhete único e saúde,
na qual admite que não fez o suficiente. No programa de quarta-feira, prometeu criar o CEU Saúde, além de destacar que seu secretário da Saúde, Gonzalo Vecina, trabalhou com Serra.
José Serra explora o seu currículo de ex-ministro da Saúde no governo de Fernando Henrique
Cardoso e aproveita para criticar
esse que considera um dos pontos
mais frágeis de sua adversária.
Não faltam citações a obras do governo do Estado nem aparições
do governador Geraldo Alckmin.
O candidato tucano enfatiza
que irá integrar o bilhete único ao
metrô e ao trem.
Paulo Maluf tem prometido na
campanha retomar antigos projetos, como o Cingapura, o Leve-Leite e o PAS (Plano de Atendimento à Saúde), que sofreu denúncias de irregularidades.
Já a candidata Luiza Erundina
divide seu tempo na TV com seu
candidato a vice, Michel Temer
(PMDB) -ela é a única candidata
a ceder espaço para o vice na TV.
Texto Anterior: Painel Próximo Texto: Para Dirceu, ainda não há polarização Índice
|