São Paulo, sábado, 30 de agosto de 2008

Próximo Texto | Índice

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

O carro de Protógenes

A cúpula da Polícia Federal em São Paulo instalou sindicância para apurar se o delegado Protógenes Queiroz, responsável pela Operação Satiagraha, que levou à prisão o banqueiro Daniel Dantas e a cúpula do Opportunity, fez uso pessoal de um Land Rover preto, blindado, apreendido da empresa MSI Licenciamentos, ex-parceira do Corinthians.
O carro, modelo 2005, é avaliado em cerca de R$ 255 mil e estava sob custódia do delegado desde o dia 7 de dezembro do ano passado, depois que a Operação Perestroika, também chefiada por ele, devassou a parceria MSI/Corinthians por crimes de lavagem de dinheiro. A Land Rover acumula débitos de R$ 14 mil pela falta de pagamento de licenciamento e IPVA.

Memória 1. Em dezembro do ano passado, o delegado Renato Porciúncula, que chefiava a Diretoria de Inteligência da Polícia Federal em Brasília, foi flagrado fazendo uso pessoal de um BMW-X5 apreendido de traficantes.

Memória 2. A Secretaria de Controle Interno da Presidência da República apontou indícios de improbidade no episódio, que minou as chances de Porciúncula ascender ao comando da PF.

Dear Obama 1. Eduardo Suplicy é Obama desde criancinha, mas balançou com a escolha da governadora do Alasca, Sarah Palin, para vice na chapa do republicano John McCain à Presidência dos EUA. Esse Estado americano tem, há muitos anos, um programa de renda básica sempre invocado nos escritos e discursos do senador petista.

Dear Obama 2. Rápido no gatilho, Suplicy despachou ontem mesmo uma carta na qual sugere que Obama adote nos EUA, se eleito, "o modelo do Alasca, o mais igualitário dos Estados americanos". O senador recomenda também que o candidato democrata leia a transcrição de sua mais recente palestra sobre o tema, feita em junho em Dublin.

A conferir. O ministro Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) define como "radical" a nova política de defesa nacional, que apresentará junto com o colega Nelson Jobim no 7 de Setembro.

Troca de guarda. O procurador-geral da AGU, João Ernesto Aragones Vianna, deixa o posto na próxima segunda-feira, a pedido. Foi ele quem concebeu a força-tarefa para barrar na Justiça ações contra obras do PAC. Será substituído por Marcelo Siqueira, da própria AGU.

Segura o homem. A segurança da Presidência da República se desdobrava ontem para montar um esquema de proteção a Lula hoje em São Paulo. Teme-se que o presidente acabe descendo do carro aberto na carreata de Marta Suplicy (PT), partindo para o corpo-a-corpo na zona leste.

Não-governamental. O Planalto reforçou os cuidados para evitar acusações de uso da máquina no giro de Lula hoje e amanhã com petistas em São Paulo e no ABC. Nem a credencial de imprensa da Presidência poderá ser usada. Os jornalistas tiveram de obter documento exclusivo para os eventos, diretamente com as equipes dos candidatos.

Levanta... O tucano Antonio Imbassahy virou alvo comum de ACM Neto e João Henrique no debate de Salvador. À frente nas pesquisas, o candidato do DEM prefere enfrentar no segundo turno o prefeito peemedebista. E este tem de ultrapassar Imbassahy para seguir na disputa.

...que eu corto. O objetivo comum levou Neto e João Henrique a uma tabelinha. "Você recebeu a prefeitura falida?", perguntou o candidato do DEM ao prefeito, que sucedeu Imbassahy. "Afinal, quem fez as obras na cidade: o governo de Paulo Souto ou Imbassahy?", devolveu o peemedebista quando chegou sua vez de questionar Neto.

Visita à Folha. Paulo Maluf (PP), ex-prefeito e candidato à Prefeitura de São Paulo, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Jesse Ribeiro, coordenador da campanha, e de Adilson Laranjeira, assessor de imprensa.

com VERA MAGALHÃES e SILVIO NAVARRO

Tiroteio

"Pelo menos o Ovelha e o Sergio Mallandro mostram a cara e o lado."
Do deputado estadual CAMPOS MACHADO, presidente do PTB-SP, sobre o fato de vereadores tucanos se queixarem da presença do cantor e do apresentador, candidatos petebistas à Câmara, em eventos da campanha de Geraldo Alckmin.

Contraponto

Modalidade: excesso de peso
A agenda de Gilberto Kassab incluiu ontem visita ao Centro Olímpico do Ibirapuera, onde a maior atração era Maurren Maggi, medalha de ouro no salto em distância em Pequim. Depois de intenso assédio, a atleta conseguiu escapar, mas o prefeito permaneceu no local.
-Já que não tirei foto com ela, serve o Kassab!-, brincou um atleta mirim.
Como o prefeito trava uma luta com a balança, um de seus assessores resolveu brincar:
-Ele até que está saltando nas pesquisas de intenção de voto, mas, como atleta, ainda não vai tão bem...


Próximo Texto: Marta lidera, Alckmin pára de cair e Kassab mantém alta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.