São Paulo, sábado, 30 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mais de 5.000 têm candidaturas contestadas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do TSE, ministro Néri da Silveira, afirmou ontem que, dos 397.898 candidatos a prefeito e vereador registrados no país, 5.500 estão com suas candidaturas sendo contestadas na Justiça. Segundo ele, o TSE tem informações de que alguns candidatos estão prometendo benefícios ao eleitor em troca de voto, afirmando que têm condições de identificar em quem a pessoa votou.
O ministro explicou que isso ""é absolutamente impossível" com a votação nas urnas eletrônicas em vez de cédulas. ""Isso é discurso enganoso de candidatos na tentativa de captação ilícita de votos", afirmou.
Ele defendeu uma ""cruzada cívica" para combater o abuso do poder econômico e o uso da máquina nas eleições.
""Se temos procurado depurar o sistema eleitoral com o uso do meio eletrônico, é preciso que também a relação entre candidato e eleitor seja depurada. Temos de acabar com o abuso econômico, com a captação ilícita de votos e com o uso da máquina", afirmou.
Ele também defendeu que o prazo de inelegibilidade por abuso econômico ou uso da máquina (três anos a partir da data da eleição) seja ampliado.


Texto Anterior: Votação: Apuração deve acabar antes da meia-noite
Próximo Texto: Fortaleza: Juraci diz que apoiaria Tasso à Presidência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.