São Paulo, segunda-feira, 30 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

King e Mandela atuaram contra discriminação

DA REDAÇÃO

Martin Luther King (1929-1968) e Nelson Mandela, 84, se notabilizaram por defender o fim da discriminação racial. Os dois líderes negros receberam o Prêmio Nobel da Paz. King, em 1964; Mandela, em 1993.
O pastor norte-americano King foi o principal líder do movimento pelos direitos civis e pelo fim da discriminação racial nos Estados Unidos nas décadas de 50 e 60.
Em 28 de agosto de 1963, liderou mais de 200 mil pessoas na "marcha para Washington", em defesa da igualdade racial. Neste dia, fez seu famoso discurso em que dizia "Eu tenho um sonho: que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter". Foi assassinato em 1968.
Mandela é um símbolo do movimento pelo fim do apartheid, regime de segregação racial instituído em 1948 na África do Sul. Integrante do Congresso Nacional Africano, movimento contra a segregação que se tornou, na década de 90, partido político, passou 27 anos preso, acusado de sabotagem contra o governo.
Foi libertado em 1990 pelo então presidente Frederik W. de Klerk, que iniciou as reformas que levariam ao fim do apartheid, negociando-as com o próprio Mandela. Em 1994, o líder negro foi eleito presidente, nas primeiras eleições multirraciais da África do Sul.



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Brizola acena com apoio a Lula e deixa Ciro constrangido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.