São Paulo, segunda-feira, 30 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MINAS

Pesquisa Datafolha aponta candidato do PSDB com 66% dos votos válidos; Nilmário e Newton estão tecnicamente empatados

Tucano venceria hoje a eleição no 1º turno

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O candidato do PSDB ao governo de Minas Gerais, Aécio Neves, atingiu 66% dos votos válidos na disputa e estaria eleito no primeiro turno, de acordo com pesquisa Datafolha realizada na última sexta, a nove dias do pleito.
Ele é o único candidato que cresceu em relação à pesquisa anterior (9 de setembro). Foram quatro pontos percentuais, considerando os votos válidos.
Já o vice-governador Newton Cardoso (PMDB) caiu quatro pontos e tem 15%, seguido pelo deputado federal Nilmário Miranda (PT), que oscilou positivamente e tem 14%, ficando em empate técnico com o peemedebista.
Os votos válidos são os que contam para a definição do resultado da eleição, e não o total de votos. Para calculá-los, o Datafolha excluiu da amostra os eleitores que pretendem votar em branco ou anular os votos -no caso mineiro 6%- e também os indecisos, que totalizam 11%.
Foram ouvidos 1.263 eleitores em 74 cidades. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Considerando o total de votos, que engloba os brancos, nulos e indecisos, Aécio cresceu cinco pontos percentuais, atingindo 55%. Newton oscilou negativamente e tem 13%, um ponto a mais que Nilmário, que oscilou positivamente e atingiu 12%.
Além da oscilação negativa, oscilou positivamente um ponto a rejeição do eleitorado mineiro ao vice-governador. Não votariam nele de jeito nenhum 40%. A rejeição de Nilmário é 14% e a de Aécio, 7%, a menor -no levantamento anterior era de 11%.

Consolidação
A pesquisa mostra a consolidação de Aécio em todos os setores e estratos da sociedade.
Considerando o total de votos, o tucano tem, por exemplo, a preferência de 62% dos eleitores na faixa de idade entre 16 e 24 anos, 60% dos que têm segundo grau, 62% dos que recebem entre R$ 1.000 e R$ 2.000, 86% dos simpatizantes do PSDB.
Nilmário se esforça para chegar ao segundo turno chamando Aécio de "candidato virtual".
Tenta usar a eleição presidencial para atrair o eleitorado mineiro, aproveitando que o petista Luiz Inácio Lula da Silva tem 52% dos votos válidos em Minas. Nilmário tem dito que Aécio "escondeu" de sua campanha o seu candidato a presidente, José Serra (PSDB).
Mas só 22% dos que declaram voto em Lula têm intenção de votar no petista para o governo de Minas, enquanto 49% votam no tucano. "Eu quero apenas que Minas me coloque no segundo turno." É o apelo que ele faz.


Texto Anterior: Rio Grande do Sul: Rigotto ultrapassa Britto e Tarso segue na liderança em pesquisa
Próximo Texto: Avaliação de Itamar se mantém estável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.