UOL

São Paulo, terça-feira, 30 de setembro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Modelo publicitário
João Paulo (Câmara) testará na quinta-feira um novo modelo de pronunciamento à nação. Em vez de falar em cadeia nacional por até cinco minutos, interrompendo a programação das TVs, o petista se utilizará de cinco inserções de um minuto cada, durante os comerciais.

Holofote parlamentar
O novo modelo de pronunciamento foi decidido com base em pesquisas segundo as quais o telespectador fica irritado com o político quando ele interrompe a programação. As inserções comerciais seriam mais eficientes. Em tempo: João Paulo falará sobre a aprovação das reformas.

Braços amplos
Além da presidência nacional do PSDB, José Serra está de olho no comando estadual da sigla. Tem trabalho para emplacar um aliado, Aloysio Nunes ou Alberto Goldman, no cargo. O que tem incomodado alckmistas.

Na faixa
Pelo menos 35 policiais federais, incluindo cinco delegados, deram "carteirada" para assistir de graça, e no camarote, ao Brasília Music Festival, no sábado.

Ano eleitoral
Alckmin aumentou em 21% as verbas para a Segurança Pública na proposta orçamentária de 2004. As receitas do Estado, porém, devem crescer 12,5%. Em tempo: Saulo de Abreu Filho, secretário da Segurança Pública, é um dos cotados para disputar a sucessão de Marta pelo PSDB.

Sente no bolso
A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara investiga cartórios por cobrança excessiva. Há diferenças, por exemplo, de até 1.000% no preço para a transferência de imóveis.

Divergência interna
Roberto Requião (PR) orientou sua bancada a aprovar hoje projeto na Assembléia que proíbe o plantio de transgênicos no Estado. Detalhe: o Instituto Agronômico do Paraná, órgão estadual, desenvolve frutas modificadas geneticamente.

Outro time
O comentarista esportivo Juarez Soares, que já atuou em campanhas de Lula, deixou o PT e se filiou ao PDT. Ex-secretário de Esportes de SP, vai se candidatar a vereador em 2004.

PT x PT
Plínio de Arruda Sampaio Jr., economista e professor da Unicamp, deve disputar as prévias do PT contra Marta Suplicy em SP. Setores da esquerda coletam assinaturas para registrar sua pré-candidatura (de um terço do diretório ou de 10% dos delegados da última eleição interna).

Infância roubada
A CPI que investiga a exploração sexual de crianças apura a morte de nove garotos na região de Passo Fundo (norte do RS) neste ano. Quase todos foram vítimas de abuso antes de serem assassinados. Há envolvimento do narcotráfico nos crimes.

Sob investigação
Zequinha Barbosa, campeão pan-americano e vitorioso em mundiais de atletismo, foi indiciado por suposto envolvimento sexual com uma garota de 13 anos no MS. O atleta nega. "Jamais iria fazer o que estão dizendo. Sou patrimônio nacional. Tudo tem interesse por trás."

Porta do vizinho
A linha que separa o PT dos outros partidos é tão tênue hoje em dia que até Genoino já se confundiu. Dias atrás, falando ao celular, entrou na liderança do PTB na Assembléia de SP e sentou-se à mesa de Campos Machado. Só se deu conta minutos depois, quando viu a foto de Geraldo Alckmin na parede.

Despesa importada
Secretário da Saúde de Geraldo Alckmin, Luiz Roberto Barradas Barata estará hoje em Brasília negociando o pagamento de R$ 24 mi pela União como reembolso pelo gasto anual com pacientes de outros Estados nos hospitais universitários de SP.

TIROTEIO

Do governador Paulo Hartung (PSB), sobre o acirramento das ações do crime organizado no Espírito Santo:
-A onça emagreceu, mas ainda não morreu.

CONTRAPONTO

Nossa língua portuguesa

O deputado Henrique Fontana (PT-RS) esteve no mês passado em Portugal, onde representou o partido no encontro do Partido Socialista Português, em um hotel de Lisboa. Voltou de lá contando aos colegas uma história que jura ser verdadeira.
Após dois dias de discussões, os participantes do encontro foram a uma festa de confraternização. O encontro era tipicamente português.
Ao som de fado, os políticos podiam provar pratos da culinária local, como bacalhau, alheira e pastéis de santa Clara. Fontana serviu-se no bufê, mas não sabia onde deveria sentar-se para comer. Num português coloquial, perguntou à garçonete:
-Posso sentar aqui no balcão ou tenho que sentar na mesa?
A funcionária respondeu:
-Aqui em Portugal a gente costuma sentar na cadeira. Se, no Brasil, você senta em mesa ou em balcão, o problema é seu.


Próximo Texto: Reforma sob pressão: Tributária invade a pauta da reunião de Lula com Estados
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.