São Paulo, sábado, 30 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após campanha, senadora afirma estar exausta

ENVIADA ESPECIAL A MACEIÓ

Disputando a Presidência por um partido recém-criado, a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) teve sua campanha feita, em grande parte, por familiares e amigos.
Depois de quase três meses de campanha com pouco dinheiro, Heloísa tem se queixado que está exausta. Ela teria passado mal três vezes na última semana, de acordo com assessores.
Ao ser questionada sobre a situação da campanha nessa reta final, Betânia Carneiro, integrante do comitê financeiro, respondeu de pronto: "Estamos vivos". E riu. Assim como os demais, ela faz um pouco de tudo. Na última quinta-feira Betânia picava papel no comitê de Heloísa em Maceió (AL).
A candidata chegou a distribuir pela internet um apelo a "cidadãos de bem" para que a ajudassem com qualquer quantia. Ela declarou ao TSE, no dia 6, ter arrecadado R$ 62.200,75, dos quais R$ 60.319,15 foram gastos.
O braço direito da candidata em Alagoas, seu Estado natal, é sua prima Lúcia de Fátima, 44, a "Lucinha". Ela entrou na política há apenas dois anos, ajudando na coleta das assinaturas necessárias para obter o registro de criação do PSOL.
"No dia em que a Heloísa sair da política eu saio também", disse Lucinha. Primeiro partido a que é filiada, ela afirmou que entrou no PSOL mais para ajudar a prima do que por ideologia.

O partido
Heloísa fundou o PSOL depois de ser expulsa do PT, no final de 2003. Além de petistas descontentes, como sete deputados federais, a nova sigla também recebeu militantes do PSTU. A senadora é presidente do partido.
Dos candidatos do PSOL por Alagoas, apenas Ricardo Barbosa, que concorre ao governo do Estado, já disputou eleições anteriormente. Entre os 13 candidatos a deputado estadual, um é irmão da senadora, Hélio Luiz, e o outro é seu segundo ex-marido, Mário Agra, que também é tesoureiro do PSOL. Heloísa é madrinha do filho de Agra, do novo casamento, nascido há cerca de um ano.
O PSOL ainda tem seis candidatos a deputado federal em Alagoas e um disputando o Senado. "Nossos candidatos nunca foram testados. É uma caixinha de surpresas", disse Betânia.
A previsão de Agra é que o partido eleja apenas um deputado estadual em Alagoas e nenhum representante para a Câmara dos Deputados.


Texto Anterior: Lula articulou a candidatura de Collor ao Senado por Alagoas, afirma Heloísa
Próximo Texto: Eleições 2006/Debate: Alckmin ataca Lula e defende falta de Aécio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.