São Paulo, segunda-feira, 30 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUARULHOS
Apuração aponta diferença de menos de um ponto percentual entre candidatos; Jovino obtém 49,87%
Elói Pietá consegue 50,13% e vence disputa acirrada

FLÁVIA SANCHES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O candidato do PT à Prefeitura de Guarulhos vencia ontem a eleição com 50,13% dos votos válidos e 99,80% das urnas apuradas. O prefeito e candidato à reeleição, Jovino Cândido (PV), obteve 49,87 % dos votos.
Pesquisa Datafolha de boca-de-urna apontava empate técnico dos candidatos. Jovino teve 50,5% dos votos, e Pietá, 49,5%. A margem de erro é de 2,5 pontos. Foram entrevistadas 1.296 pessoas.

Maluf
O petista atribuiu a disputa acirrada à campanha "anti-PT feita em São Paulo" pelo pepebista Paulo Maluf.
"Como nós não temos TV, os eleitores daqui acabam sendo influenciados pela campanha anti-PT de Paulo Maluf", disse.
Pietá foi convidado a se retirar da escola Fábio Xavier Arantes, no distrito de Taboão, onde votou às 9h, por duas representantes da Justiça Eleitoral e por policiais militares. Irritado, o candidato começou discutir com as duas mulheres que representavam a juíza Ana Lúcia Fernandes Siqueira.
As duas fiscais disseram ao deputado estadual que ele já tinha extrapolado os 20 minutos de permanência combinados com o Tribunal Regional Eleitoral e não poderia mais ficar.
Pietá não obedeceu e continuou a dar entrevista aos jornalistas no interior da escola por mais 10 minutos, até policiais o escoltarem até a porta.
Antes do incidente, Pietá afirmou que ganharia com uma diferença de 5 pontos de Jovino Cândido (PV), atual prefeito.
Na reta final da eleição, os candidatos estavam tecnicamente empatados, Pietá com 41% e Jovino com 42%, segundo pesquisa Datafolha.
O prefeito Jovino Cândido votou às 11h50, na escola Fiorovante Iervolino, no centro da cidade. Jovino não quis cantar vitória antes do final da apuração e se recusou até mesmo a fazer o tradicional "V de vitória" com os dedos na hora de posar para as fotos.
"Que vença Jovino ou Pietá. Guarulhos já ganhou pelo fato de nós termos vencido o 1º turno e as propostas progressistas terem passado para o 2 º turno." Jovino prometeu mudar 70% dos funcionários do primeiro ao quinto escalão se ganhar. O candidato passou a tarde na casa do pai, de onde acompanharia a votação.
Nos últimos dias, os dois candidatos acusaram-se de compra de votos e até de terrorismo.
Na última quarta-feira, uma bomba caseira explodiu em cima do telhado do comitê político de Pietá, ferindo cinco pessoas.


Texto Anterior: Mauá: Dias conquista 53,15% e segue prefeito
Próximo Texto: Boca-de-urna: Urnas confirmam pesquisas do Datafolha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.