São Paulo, quarta-feira, 30 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PA

Tucano é acusado de uso da máquina

Antes de posse, Jatene encara novo processo

MAURÍCIO SIMIONATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

Antes mesmo de tomar posse como novo governador do Pará, Simão Jatene (PSDB) terá que responder a um outro processo por uso da máquina administrativa durante a campanha. A Procuradoria Regional Eleitoral entrará com um pedido de investigação judicial no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) na próxima semana.
Jatene já responde a um processo por uso da máquina que está em fase de recurso no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. O candidato tucano é acusado de usar aviões do Estado e funcionários públicos na campanha. Ele chegou a ter a candidatura cassada por conta disso.
O governador eleito disse anteontem estar "tranquilo". Ele foi eleito governador com 51,7% dos votos válidos, contra 48,3% da candidata Maria do Carmo (PT). O tucano teve o apoio do atual governador Almir Gabriel (PSDB), que governa há oito anos.
"Isso tudo [cassação" foi uma grande armação que, por sorte, a Justiça recolocou no devido lugar e a população rechaçou nas urnas e nas ruas", afirmou ele.
A Procuradoria pedirá à Corregedoria do TRE a inelegibilidade e a cassação do registro da candidatura de Jatene, com base em depoimentos de pilotos do avião e na lista de passageiros das aeronaves apreendidas no hangar do governo. O governador eleito classificou como uma "grande mentira" a acusação.
O PT paraense já anunciou que fiscalizará o andamento do processo "passo-a-passo" no TSE.


Texto Anterior: MS: Comandantes da PM reassumem os cargos
Próximo Texto: Caso PC: Juiz decide levar a julgamento seguranças de PC Farias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.