UOL

São Paulo, terça-feira, 30 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula canta "Massa Falida", que critica o cinismo politico

DA REDAÇÃO

"Massa Falida", música que o presidente Lula cantarolou antes da gravação do seu programa quinzenal de rádio, fala sobre os percalços que a população sofre, criados pelo "cinismo" político.
O refrão da canção, interpretada pela extinta dupla sertaneja Duduca & Dalvan, pede: "Não aborte os seus ideais no ventre da covardia". E segue: "Vá à luta empunhando a verdade, que a liberdade não é utopia".
Parte da esquerda acusa Lula justamente de ter abandonado os seus ideais ao assumir o Palácio do Planalto, adotando uma política econômica ortodoxa e revendo preceitos tradicionais do PT.
Dizendo ser "desafinado" até para o Hino Nacional, o presidente se recusou a cantar a música no rádio. Um de seus intérpretes, o Duduca, já morreu. Dalvan canta hoje música gospel.
Segundo Lula explicou no programa, a canção "marcou muito" a sua vida na época da candidatura a deputado federal, em 1986.
"Chegava às 5h na porta da fábrica e colocava esta música para tocar, e o povo parava para ouvir porque é uma música bonita, tem um conteúdo político importante."



Texto Anterior: Um ano de Lula: "Sofremos demais", afirma Lula sobre o primeiro ano
Próximo Texto: Questão nuclear: Governo nega recusa à inspeção e diz usar energia pacificamente
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.