São Paulo, quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente volta a criticar PT-SP, e Marinho apoia Ciro no Estado

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma semana após ter dito em Brasília que o PT paulista não prima pela capacidade de fazer alianças, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou ontem a criticar seu próprio partido. Dessa vez, no Estado onde a sigla foi criada, em 1980, e alcançou projeção.
"Como Deus escreve certo por linhas tortas, o companheiro [Luiz] Marinho conseguiu se eleger [prefeito de São Bernardo do Campo em 2008]. Antes, a gente perdia eleições porque o PT era metido à besta, não fazia aliança política, queria sair sozinho", afirmou Lula, na cidade do ABC paulista.
O PTB, com o cantor Frank Aguiar, detém o cargo de vice-prefeito de São Bernardo do Campo. A aliança foi costurada pelo próprio Lula e por Marinho diretamente com os comandos nacionais dos dois partidos, sem a interferência dos diretórios estaduais.
Depois da declaração de Lula, Marinho, um dos principais nomes do PT no âmbito nacional, defendeu a candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) ao Palácio dos Bandeirantes com o apoio dos petistas paulistas.
"No governo de São Paulo, estamos trabalhando fortemente para a construção de uma aliança para o ano que vem. Eu, particularmente, enxergo a possibilidade da costura da maior aliança no Estado de São Paulo da história do PT. Uma dessas possibilidades é com Ciro na cabeça de chapa", disse o prefeito.

PMDB
Ainda no aspecto político, a visita de Lula ao ABC ontem também serviu para provocar o PMDB, já que o presidente estava acompanhado do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, candidato à reeleição com o apoio do Planalto.
Em São Paulo, o PMDB, liderado pelo ex-governador Orestes Quércia, está fechado com o tucano José Serra.
Cabral estava acompanhado de seu vice, Luiz Fernando Pezão, e foi recepcionado na cidade por Lula. "O presidente fez questão de me mostrar a cidade, as suas ruas e empresas", afirmou o governador. (JAB)

Texto Anterior: Saiba mais: Feitas com contêineres, UPAs foram bandeira de campanha de Paes
Próximo Texto: "Financial Times" põe Lula entre 50 maiores da década
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.