UOL

São Paulo, sexta-feira, 31 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PDT ameaça não formar bloco com PT no Senado

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PT está enfrentando reações de partidos aliados e da oposição em suas negociações pela divisão do poder no Senado. O PDT ameaça não formar bloco com o PT e ficar independente do governo, o PFL negou-se a ceder ao novato Paulo Paim (RS) a primeira secretaria, um dos cargos mais importantes da Mesa Diretora, e o PMDB não garantiu que abrirá mão da presidência da comissão técnica mais importante da Casa a favor de Eduardo Suplicy (SP).
A ameaça do PDT foi feita ontem pelo futuro líder do partido, Jefferson Péres (AM). "A bancada do PDT vai se declarar independente do governo, porque estamos sendo alijados da formação da Mesa e das comissões", disse. Ele comunicou a decisão ao presidente do partido, Leonel Brizola.
A composição das comissões ficará para depois de 15 de fevereiro, para não atrapalhar a negociação pelos cargos da Mesa. Mas há problemas nesse ponto. O PT tem a terceira maior bancada e queria ocupar a primeira secretaria. Recém-eleito, Paim já havia sido anunciado como candidato à vaga. Só que a bancada do PFL decidiu ontem ficar com o cargo, para o qual foi indicado Romeu Tuma (SP). (RAQUEL ULHÔA)


Texto Anterior: Palocci tenta apaziguar a bancada
Próximo Texto: Landim afirma que tomará posse
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.