São Paulo, domingo, 31 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula diz que está bem e vai manter ritmo

Segundo médico, resultado de checkup foi "normal" e o presidente não é hipertenso

Lula afirma que vai praticar mais exercícios físicos e melhorar dieta, porque não pode deixar "peteca cair" em seu último ano de governo


Apu Gomes/Folha Imagem
O presidente Lula, acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia, embarca para realizar exames no InCor, em São Paulo

FERNANDO BARROS DE MELLO
DA REPORTAGEM LOCAL

Vestindo agasalho olímpico do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem, após realizar exames em São Paulo, estar com a "saúde perfeita" e se "preparando para entrar em campo".
Lula teve uma crise de hipertensão e passou a noite de quarta internado no Recife. Por isso, não viajou a Davos (Suíça), onde seria homenageado no Fórum Econômico Mundial.
Questionado se vai precisar reduzir o ritmo de atividades e se isso prejudicara a campanha da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), afirmou: "Acho que agenda não é um problema de campanha, mas é um problema de compromisso que a gente vai assumindo e a gente vai querendo cumprir". Para ele, será preciso "encontrar um jeito" para continuar viajando o país para participar de eventos como inaugurações e vistorias de obras. Disse que, por ser o último ano de seu governo, ele não pode "deixar a peteca cair".
"Vou continuar viajando, obviamente que, graças a Deus, eu estou com a minha saúde perfeita, pelo menos os exames até agora foram perfeitos."
Lula disse que ficou preocupado no dia de sua crise de hipertensão. "Acho que mais assustado ficou meu médico. Por mim, eu tomaria um remediozinho e embarcaria para Davos." Afirmou que vai melhorar a qualidade da dieta e dos exercícios físicos que faz.
Médico pessoal de Lula que acompanhou os exames, Roberto Kalil Filho afirmou que recomendou que o presidente retome atividades físicas e descanse mais. Mas não recomendou que Lula reduza o ritmo de viagens. "O presidente pode voltar às atividades normais."
Lula passou ontem por tomografia, ecocardiograma, ultrassonografia do abdômen e da próstata, exame de sangue para medir, entre outras coisas, colesterol, e exame de urina. Kalil afirmou que todos os exames estão normais.
Questionado se o presidente voltou a fumar, Kalil disse não ter conversado com ele sobre isso. Quando o presidente foi questionado, no meio da entrevista coletiva, a primeira-dama, Marisa Letícia, respondeu que ele não voltou a fumar.
Kalil afirmou que alguns irmãos de Lula têm histórico de hipertensão, mas que isso nunca havia se manifestado no presidente. "Ele não é hipertenso."


Texto Anterior: Janio de Freitas: Os mísseis em viagem
Próximo Texto: Elio Gaspari: Obama está com um pé no Terceiro Mundo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.