São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

RS
Carta expõe conflitos internos no PT
Vereadores reagem a ataque de Olívio

da Agência Folha, em Porto Alegre

Dez dos 12 vereadores do PT na Câmara Municipal de Porto Alegre divulgaram ontem uma "Carta aos Petistas", criticando o ataque do governador Olívio Dutra à pré-candidatura de Tarso Genro à prefeitura da capital gaúcha. O documento expõe, novamente, o conflito entre as alas do partido.
Na última sexta-feira, em discurso de apoio ao prefeito Raul Pont, que quer concorrer à reeleição, o governador disse, sem citar o nome de Genro, que "vivemos um tempo de estímulo à vaidade, ao egoísmo e ao individualismo". Genro não quis responder a "ilações colocadas no plano pessoal".
Na "Carta aos Petistas", os signatários do documento (oito defensores de Genro e dois do terceiro pré-candidato, José Fortunati) afirmam, também sem citar o nome de Dutra, que o "destempero verbal e tático de algumas lideranças" só pode ser atribuído "à incapacidade de viver com a adversidade de opiniões".

Tendências
O governador, identificado com a "esquerda" do partido, e Genro, alinhado com a "direita", acumularam diferenças pessoais ao longo de disputas internas.
A Democracia Socialista, tendência de Pont, tem poder decisório no governo do Estado, desagradando outras facções, como o PT Amplo e Democrático e a Articulação de Esquerda.
A prévia que irá definir o candidato do PT à prefeitura está marcada para 9 de abril. O partido tentará o quarto mandato consecutivo.


Texto Anterior: Benedita ameaça renunciar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.