São Paulo, sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

wsj.com
Na capa do "WSJ", a "gigante" que acordou para ser "ator global"

Petrobras, a gigante "ator global"

Depois que o "Financial Times" destacou a Petrobras como uma das "sete novas irmãs" do petróleo, semanas atrás, ontem foi a vez do "Wall Street Journal". Na capa, o enunciado "Como um gigante adormecido do petróleo se tornou ator global" e o subtítulo "Petrobras explora poço de talento brasileiro; inspirada por um girino", este uma referência à técnica desenvolvida para limpar dutos.
A explicação foi semelhante à do "FT": o controle das reservas, hoje superiores às das antigas "irmãs" Exxon e Chevron, mais o domínio de tecnologia, a presença em 27 países, o etanol etc. Foram ouvidos, entre outros, José Gabrielli, presidente da estatal, Haroldo Lima, da agência de petróleo, e FHC -que de novo "não queria privatizá-la integralmente", apenas "flexibilizar" ou "usar forças de mercado", outra suposta razão para o avanço da estatal.

E A COLÔMBIA VENDE
Talvez por coincidência, o "Christian Science Monitor" e a "Economist" destacaram o início de uma "privatização parcial" da estatal de petróleo da Colômbia, ontem, "contra a onda na América Latina".
Diz a revista que "o modelo apresentado pelo governo colombiano", para a decisão até ironizada como "fora de moda", seria a Petrobras.

ESTATIZAR A VALE?
O blog de Lauro Jardim na Veja On-line deu que João Stedile divulga hoje as suas ações pela retomada da Vale.
E Alon Feuerwerker gostou da idéia, sublinhando o preço "30 vezes menor", na venda por FHC -e ironizando que, "de onde menos se esperava, acaba de chegar o argumento para a retomada do controle". Do "WSJ", sobre a Petrobras.

BRASIL "OFFSHORE"
A "Economist" levantou os melhores países em "serviço offshore" -a transferência ao exterior de tarefas pelas empresas, sobretudo dos EUA, onde é chamada de "exportação de empregos".
Índia e China seguem na dianteira, longe dos demais. A novidade é o Brasil em quinto, após "esforços de promoção da exportação de serviços".

SP E A CHINA
Nos estatais "China Daily" e "Diário do Povo", ontem, a notícia de que "a província chinesa de Guangdong e o Estado brasileiro de São Paulo" fecharam acordo para ampliar "trocas". A província já seria, hoje no brasil, "um dos maiores investidores".

OS MEDOS DE FIDEL
Saiu no "Washington Post", na BBC e outros a decisão de Cuba de não enviar qualquer boxeador para o campeonato mundial de Chicago, no mês que vem. É oficialmente para não expor os cubanos aos "abusos e provocações". Diz o "WP" que é resultado direto dos "medos de Fidel Castro" de repetir o Pan do Brasil.

"CHECK-UP"
A cadeia McClatchy, de jornais tipo "Miami Herald", enviou um correspondente a Ciudad Del Este, na enésima reportagem sobre a tríplice fronteira, o "apoio a grupo terrorista" etc. Desta vez foi para confirmar, desde o título, se "Brasil e Paraguai tentam reinar na fronteira sem lei".

AS ATROCIDADES
Do blog liberal "The Huffington Post", dos principais dos EUA em política, ao espanhol "El País", da BBC à Al Jazeera, ecoou ontem a publicação, no destaque do blog americano, da "lista oficial de atrocidades cometidas sob poder militar", na ditadura. É "a primeira vez", citaram vários relatos. O correspondente no Rio Juan Arias, de sua parte, destacou desde o título que é livro "polêmico".

ANISTIA E OS ÍNDIOS
A agência Reuters noticiou que a Anistia Internacional "louvou a decisão do Brasil de tornar reservas indígenas as terras reivindicadas pela produtora de papel e celulose Aracruz". A área é equivalente a "15 mil campos de futebol". A organização afirmou que as tribos tupiniquim e guarani locais estavam "vulneráveis".

SUA TV NÃO MOSTROU
O site Vi o Mundo, de Luiz Carlos Azenha, ex-Globo, abriu uma nova série sobre o que "Sua TV não mostrou".
Ontem, foi a denúncia do Greenpeace, de dias atrás, de que "fazendeiros mantiveram jornalistas estrangeiros em cárcere privado", no Mato Grosso. O site de Azenha linka para vídeo, blog, fotos etc.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Calendário: Eleição municipal será em 5 de outubro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.