São Paulo, terça-feira, 31 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SERPRO
Presidente afastado deve ser exonerado

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente afastado do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), Sérgio de Otero Ribeiro, deverá ser exonerado do cargo nos próximos dias.
Ele está afastado da presidência do órgão desde o dia 18 de agosto sob a acusação de enriquecimento ilícito e de ter favorecido clientes de sua mulher, Rosane Batista, em contratos com o Serpro.
O nome mais cotado para a vaga de Otero é o do presidente interino do órgão, Wolney Martins. A Folha apurou que o ministro da Fazenda, Pedro Malan, conversou ontem com o presidente Fernando Henrique Cardoso sobre a substituição de Otero.
Questionado sobre o caso, o ministro Malan preferiu não comentar o assunto. Por ocupar cargo de confiança, o presidente afastado do Serpro não deverá ser demitido pelas regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), mas apenas exonerado.
Otero é amigo pessoal e apadrinhado político do ex-secretário-geral da Presidência da República Eduardo Jorge Caldas Pereira.
As denúncias contra a gestão de Sérgio de Otero foram reveladas pela revista "IstoÉ". As acusações levaram o ministro Malan a criar uma comissão de sindicância para investigar o caso.
O relatório da comissão, divulgado pelos jornais no último dia 14, concluiu que Otero atua como sócio de sua mulher na empresa RRB Serviços de Informática, que trabalha para a Prolan. Desde 1995, quando Otero já ocupava a presidência do Serpro, o órgão fechou dez contratos com a Prolan, sendo nove sem licitação.
A RRB usa uma sala de Otero, e ele, um avião comprado em nome da empresa. A comissão concluiu que houve "dependência conflitante com o interesse público" em um contrato do Serpro com a Prolan, que, segundo o relatório, deve ser revisto.
A investigação envolveu também a participação de funcionários do Serpro na transferência para a iniciativa privada de dois sistemas antes operados pelo órgão: o Registro Nacional de Veículos Automotores e o Registro Nacional de Carteira de Habilitação. As novas informações solicitadas solicitadas por Malan foram entregues na semana passada.


Texto Anterior: Janio de Freitas: Os fracassos eloquentes
Próximo Texto: Orçamento: Relatório prevê aumento do salário mínimo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.