São Paulo, terça-feira, 31 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BELÉM
Edmilson Rodrigues é reeleito
Petista já pensa em se candidatar em 2002

ELVIRA LOBATO
ENVIADA ESPECIAL A BELÉM

Com a reeleição do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, o PT começa a pensar nas eleições para governador e senador em 2002.
Ao lado dos dirigentes dos PPS, PC do B, PCB e PSB, que formaram com o PT a Frente Belém Popular, Edmilson Rodrigues disse que o sonho dos cinco partidos "não se esgota na eleição municipal" e que eles têm a ambição de conquistar o governo e as duas vagas de senador no Estado.
Rodrigues foi reeleito com diferença de apenas 1,5 ponto percentual dos votos válidos para Duciomar Costa (PSD), que foi apoiado no segundo turno pelo governador Almir Gabriel (PSDB).
Rodrigues reafirmou ontem que sua vitória é a derrota de Almir Gabriel. Indagado se vai lançar-se candidato a governador em 2002, disse que disputou a eleição para cumprir o novo mandato.
Ele disse sentir-se "honrado" ao ver seu nome citado entre os possíveis candidatos e se definiu como uma liderança regional. "O que acontece em Belém repercute em toda a Amazônia", afirmou.
Rodrigues se declara "um prefeito amado pelo povo" e diz que sua gestão mudou a imagem da cidade. "A mácula de uma Belém feia e governada por alcoólatras corruptos não vale mais", disse.
Ele afirmou que a vitória da esquerda em outras capitais é "uma dica" ao presidente Fernando Henrique Cardoso de que a população rejeita o modelo neoliberal.
Segundo ele, os prefeitos de esquerda recém-eleitos e reeleitos farão uma "corrente de solidariedade política" para fortalecer o pacto federativo.
A divulgação de pesquisas na véspera da eleição foi criticada pelo candidato derrotado. Duciomar Costa (PSD) disse que a pesquisa do Ibope divulgada no sábado à noite, que apontou vitória do PT com sete pontos de diferença, teria influenciado a votação.
"O mesmo instituto deu empate na pesquisa de boca-de-urna. Não acredito que tenha havido uma mudança tão grande de um dia para outro", afirmou.
Apesar de ter perdido a eleição, Duciomar diz que se considera vitorioso, por ter aumentado seu espaço na política paraense.
Ele voltou a acusar o prefeito de nepotismo e de usar a máquina da prefeitura em seu favor durante a eleição. Três irmãos e a mulher de Edmilson Rodrigues, Lucília Matos, ocuparam cargos de confiança na administração do PT. O prefeito diz os quatro foram escolhidos por competência profissional.



Texto Anterior: Porto Alegre: Tarso Genro prevê que PT chegará à Presidência em 2002 ou 2006
Próximo Texto: Goiânia: Prefeito e governador falam em parceria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.