UOL

São Paulo, quarta-feira, 31 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

Financial Times - de Londres

Para jornal, trabalhador está desapontado

DA REPORTAGEM LOCAL

De um lado da cidade de São Paulo, João Batista Andrade, que foi à posse de Luiz Inácio Lula da Silva, espera numa fila de desempregados. Ele se diz desapontado. Enquanto isso, na loja Daslu, uma senhora com seis "criadas" elogia a atual ponderação do presidente. "Cheguei a pensar que teria que me mudar para Miami."
É assim que o jornal inglês "Financial Times" resume o primeiro ano da gestão Lula, em reportagem a ser publicada na edição de hoje. Segundo o texto, a "classe trabalhadora" está decepcionada: "Ironicamente, foram os trabalhadores que pagaram o preço mais caro para ter um ex-sindicalista como presidente". O jornal recorreu a Luiz Marinho, presidente da CUT, para obter esta declaração: "O governo não dispõe das políticas necessárias para criar emprego e renda".
O "Financial Times" vem elogiando a atuação ortodoxa do governo. Às vésperas da eleição, no entanto, fazia previsões sombrias: "Os males econômicos não foram provocados por Lula, mas são intensificados pela falta de fé em sua capacidade de gerir a economia. Todos os sinais de uma moratória próxima são visíveis", disse em 15 de outubro de 2002.



Texto Anterior: Mantega diz que novo mínimo só sai em abril
Próximo Texto: The Economist - de Londres: Caso Santo André pode desgastar PT
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.