UOL

São Paulo, quarta-feira, 31 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO DE JANEIRO

Governadora cria 2 secretarias; mudanças beneficiam base na Assembléia

Rosinha troca 7 secretários e amplia estrutura do governo

Marco Antonio Cavalcanti/Agência O Globo
A governadora Rosinha Matheus participa de inauguração de Farmácia Popular em Nova Iguaçu


DA SUCURSAL DO RIO

A governadora do Estado do Rio, Rosinha Matheus (PMDB), decidiu começar 2004 com secretariado novo. Na sexta-feira, o "Diário Oficial" do Estado publica, em edição extra, as mudanças na estrutura do primeiro escalão do governo, que inclui a troca de sete secretários e a criação de duas novas secretarias: a de Turismo e a de Infância e Juventude, desmembradas, respectivamente, das pastas de Desenvolvimento Econômico e Ação Social.
Segundo Rosinha, a reforma no governo é para dar novo fôlego à gestão. Ela tem dito a assessores que seu primeiro ano foi para arrumar a casa e o segundo será o das realizações, por isso monta um secretariado mais dinâmico.
As mudanças beneficiam a base parlamentar do PMDB na Assembléia, que amplia seu espaço no governo de uma para duas pastas: Educação e Infância e Juventude.
Na Educação, sai Darcília Leite, indicada pelo presidente da Assembléia, Jorge Picciani (PMDB), e entra Cláudio Mendonça, aliado do líder do partido na Casa, Paulo Melo. Para a Infância e Juventude será nomeado o deputado estadual Altineu Cortes (PMDB).
Um dos principais nomes do novo secretariado é o do professor Arnaldo Niskier, da ABL (Academia Brasileira de Letras). Ele ocupará a Secretaria de Cultura no lugar de Helena Severo, que cuidará do Teatro Municipal.
Na assessoria direta de Rosinha há poucas mudanças. O chefe do Gabinete Civil, Francesco Conte, dará lugar a Rosely Pessanha, que deixará a chefia de Gabinete para Fernando Pellegrino, atual secretário de Ciência e Tecnologia.
Conte vai para a Procuradoria Geral, enquanto a pasta de Ciência e Tecnologia ficará com Wanderley de Souza, que saiu da secretaria-executiva do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Para a Secretaria de Comunicação, foi escolhido o jornalista Ricardo Bruno, ex-diretor da TVE (TV Educativa). O atual secretário, Mauro Silva, sai do governo para ajudar nas articulações para as eleições municipais de 2004.
O deputado federal Fernando Lopes será secretário de Controle e Gestão. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Tito Ryff, assessor econômico de Garotinho na campanha à Presidência, perdeu o cargo.
Rosinha ainda não definiu que pasta Ryff ocupará. Em seu lugar, entra Humberto Motta, presidente da Associação Comercial. A pasta de Turismo, desmembrada, ficará com o presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo.



Texto Anterior: Campo: Sem-terra invadem fazenda de prefeito
Próximo Texto: Investigação: Juízes são afastados no Amazonas
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.