Campinas, Sexta-feira, 01 de Setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXPOSIÇÃO
Obras retratadas por um dos pioneiros da fotografia apresentam o cotidiano da cidade no início deste século
Mostra traz Campinas por Austero Penteado

DIOGO PINHEIRO
FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

A exposição fotográfica "A cidade de Austero Penteado: um pioneiro da fotografia em Campinas", está aberta ao público a partir de hoje, no Espaço Itaú Cultural, em Campinas.
A mostra reúne 120 trabalhos de Penteado, fotógrafo campineiro que registrou cenas do cotidiano rural e aristocrata na região nas primeiras décadas deste século.
Penteado viveu em Campinas de 1859 a 1949 e foi um dos pioneiros na arte de fotografar. Ele é contemporâneo do artista plástico e pintor francês Antoine Hercule Florence, apontado pelos historiadores como um dos inventores da fotografia. Florence também viveu no município.
Nos 120 trabalhos expostos, Penteado registrou imagens da mata atlântica ainda não explorada pelo homem, do rio Atibaia, de estradas de ferro nos arredores da cidade, de caçadas e pescarias. Há retratos também do trabalho no campo e dos casarões e casebres das fazendas da região. Além disso, há fotos de seus familiares.
Dois álbuns fotográficos, negativos da época e cadernos com anotações originais do fotógrafo referentes às fórmulas de revelação e coloração também poderão ser vistos pelos visitantes.

Onde: o Itaú Cultural fica na rua Moraes Salles, 1373
Quando: a exposição fica aberta até o dia 27 de outubro, de segunda a sexta-feira, no horário das 12h às 21h
Preço: a entrada é gratuita
Informações pelo telefone: 0/xx/19/254-6795


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Música: Djavan faz show hoje na Adler em Vinhedo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.