Campinas, Sexta-feira, 02 de Março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE
Especialista fará exames em 200 suspeitos de contaminação pela Shell
Médico vai examinar moradores

DA FOLHA CAMPINAS

A Secretaria Municipal da Saúde de Paulínia (17 km de Campinas) indicou ontem o médico Igor Vassilieff, da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Botucatu, para coordenar os exames de saúde nos 200 moradores do bairro Recanto dos Pássaros, supostamente contaminados por defensivos agrícolas.
A Shell do Brasil S/A assumiu, no início do mês passado, ter contaminado o aquífero do local com agrotóxicos do tipo drin, fabricados pela extinta Shell Química. Os drins são pesticidas em grãos, usados para matar formigas e cupins em lavouras.
O processo de contaminação vai ser investigado por uma CEI (Comissão Especial de Inquérito), aprovada pela Câmara de Paulínia na semana passada.
O nome do especialista em toxicologia foi indicado durante reunião entre a prefeitura, Ministério Público, moradores e representantes da Shell do Brasil.
Durante a reunião, o promotor de Paulínia, Gilberto Porto Camargo, apresentou dois peritos do Ministério Público para acompanhar os exames nos moradores e processo de recuperação do ambiente.
Os moradores do bairro não aceitaram o médico apresentado pela Shell e, segundo o promotor, tumultuaram a reunião de ontem. Eles reivindicam uma solução mais rápida para o caso.
De acordo com a médica da Vigilância à Saúde da prefeitura Claudia Regina Guerreiro, as análises serão realizadas no Ceatox (Centro de Assistência Toxicológica) da Unesp, e o preço cobrado será repassado para a Shell.
A Shell do Brasil informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a escolha do médico para avaliação da saúde dos moradores do bairro será definida pelo Ministério Público na próxima segunda-feira, quando a empresa vai assinar um termo de ajustamento de conduta.
O documento vai direcionar os procedimentos para os trabalhos de descontaminação da área.
A Shell contratou uma empresa holandesa para fazer análises do solo e da água do bairro. A empresa está fornecendo água aos chacareiros e comprando as hortaliças dos produtores.



Texto Anterior: DU anuncia medidas para pensionatos
Próximo Texto: Pedágios: AutoBAn inicia hoje cobrança bidirecional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.