Campinas, Domingo, 7 de fevereiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROMOÇÃO
Blocos "democráticos" não cobram
Recife atrai folião com festa gratuita

VANDECK SANTIAGO
da Agência Folha, em Recife

Desfilar ao lado de 1 milhão de foliões no primeiro dia de Carnaval pelas ruas de Recife. Este é o principal programa para quem chegar em cima da hora à capital pernambucana e quiser entrar lo go na folia. E o melhor: de graça.
No próximo sábado o Carnaval recifense será aberto realmente com o bloco "Galo da Madrugada", agremiação que reúne o maior número de foliões da festa no Estado, os tais 1 milhão de pessoas, segundo os organizadores e até mesmo a própria polícia.
É justamente na "democracia" que as autoridades e responsáveis pela festa apostam para que a folia pernambucana rivalize com a baiana. Para brincar o Carnaval em Pernambuco não é preciso reservar lugar em blocos, pagar taxas nem comprar fantasias.
As agremiações e blocos são abertos e qualquer um pode segui-los como e onde quiser. Pode também deixá-los para seguir outro em qualquer local da cidade.
"Aqui se faz um Carnaval democrático de verdade, não de fachada. Quem tem abadá e fantasia brinca, mas quem tem só a roupa do corpo também pode brincar no mesmo bloco", disse o carnavalesco José Maia, do bloco "Eu Acho é Pouco", programado para sair no dia 14 de fevereiro.
Se o folião cansar de frevo, maracatu, blocos e até mesmo axé music, encontrará um festival de rock em pleno Carnaval em Recife.
A partir do próximo dia 11, e até o dia 16, haverá shows das bandas que integram o chamado movimento manguebeat, como Mundo Livre s/a e Nação Zumbi.
Os espetáculos integram o programa Rec-Beat, que nos últimos três anos vinha sendo realizado em Olinda e agora "mudou-se" para Recife. Começam às 20h, na rua da Moeda, no bairro do Recife Antigo. O bairro concentrará o melhor do Carnaval recifense em três pólos de folia instalados próximos um do outro: na rua da Moeda, na praça do Arsenal da Marinha e na rua Marquês de Olinda.
Em cada um desses pólos haverá um palco para a apresentação dos artistas. Nas sete ruas que se cruzam nos três pólos haverá também desfile de blocos.
Ainda é possível encontrar vagas em hotéis em Recife. A Empetur (Empresa Pernambucana de Turismo) tem à disposição dois telefones para indicar ao turista atrasado onde há vagas em hotéis, pensões ou pousadas. Os telefones são (081) 427-8054 e 427-8062.
A Grande Recife está sofrendo com problemas no abastecimento de água desde o final de novembro do ano passado. O racionamento deixa a capital pernambucana com um dia com água e cinco sem.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.