Campinas, Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aumenta número de famílias na ocupação do Jardim São Pedro

Valéria Abras/Folha Imagem
Guarda municipal vigia ocupação do Jardim São Pedro, em Campinas, que recebeu, ontem, 21 famílias


FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

Pelo menos mais 21 famílias juntaram-se, até ontem, às 27 que ocuparam uma praça pública invadida no Jardim São Pedro de Viracopos, em Campinas, na noite do último sábado.
Na tarde de ontem, segundo os sem-teto, o número de famílias que demarcaram um terreno na área já passava de 48, e a intenção deles era começar a levantar os barracos hoje.
A condição imposta pelos ocupantes, para não levantar barracos no local, onde estão instaladas apenas algumas tendas improvisadas, é a de que as primeiras 25 famílias que invadiram a área sejam cadastradas pela Cohab (Companhia de Habitação Popular).
Anteontem, o secretário da Habitação, Ari Fernandes, prometeu aos invasores que as famílias seriam cadastradas ontem.
"Entregamos a lista com 25 famílias à administração regional e, hoje (ontem), as assistentes sociais da Cohab não sabiam dela", disse Francisco Soares, 29, um dos líderes da ocupação.
"Como as assistentes não trouxeram a lista, nós não demos o nome de ninguém. Vamos pedir o cadastramento de outras famílias", afirmou Soares.
Segundo Soares, os sem-teto esperam que todos os integrantes da nova lista sejam cadastrados. Caso isso não aconteça, eles começarão a erguer os barracos.
De acordo com o secretário Ari Fernandes, as 25 famílias inscritas na primeira relação apresentada pelos sem-teto serão cadastradas pela Cohab hoje.
Segundo ele, a lista com os nomes das famílias só chegou à Cohab na tarde de ontem.
Esta é a segunda ocupação em área pública enfrentada pelo prefeito Antonio da Costa Santos (PT) desde que ele assumiu a administração, há dez dias.
No final da semana passada, Toninho foi negociar pessoalmente a desocupação de 85 famílias de uma praça pública na Vila Georgina.
Segundo a prefeitura, o terreno invadido no Jardim São Pedro deve ser desocupado, por se tratar de uma área destinada ao lazer público.


Texto Anterior: Benito estava na orquestra desde 1975
Próximo Texto: 23 mil servidores estão sem receber salários
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.