Campinas, Sexta-feira, 11 de Maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRESÍDIOS
Trabalho começa em 10 dias
CPI vai apurar facções na região de Campinas

DA FOLHA CAMPINAS

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Sistema Prisional de São Paulo, aprovada anteontem pela Assembléia Legislativa, vai investigar as ações das facções organizadas nos presídios da região de Campinas.
A informação foi confirmada ontem pelo deputado estadual Wagner Lino (PT), que deve compor a comissão.
Os trabalhos da CPI devem começar em dez dias, após as indicações dos componentes, segundo Wagner Lino.
De acordo com o deputado, a CPI vai priorizar as investigações sobre a corrupção e o trabalho do crime organizado dentro e fora dos presídios.
"A comissão vai diagnosticar a qualidade de trabalho dos agentes penitenciários e de todo o conjunto de funcionários. Sem a conivência das pessoas ligadas aos presídios, as facções não têm força", afirmou o deputado.
Para Wagner Lino, o crescimento de facções como o PCC (Primeiro Comando da Capital) é maior se não acontece uma forte intervenção do Estado.
Ainda de acordo com o deputado, a participação dos agentes penitenciários nas investigações é imprescindível. "São eles [os agentes] que sabem de tudo. O início dos trabalhos será pautado nas informações desses funcionários", afirmou Lino.


Texto Anterior: Polícia: Restaurante é saqueado por 50 presos
Próximo Texto: Saúde: Paulínia confirma surto de leptospirose
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.