Campinas, Sábado, 12 de junho de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aposentados invadem gabinete de Dalben

free-lance para a Folha Campinas

Pelo menos 30 servidores aposentados invadiram ontem o gabinete do prefeito de Sumaré, Antonio Dirceu Dalben (PPS), em protesto contra o pagamento de apenas R$ 160 para cada funcionário.
Dalben prometeu tentar pagar os salários integralmente, em parcelas semanais, mas informou que não há prazo para a quitação total do débito. Um total de 900 aposentados e 2.000 servidores na ativa não receberam seus salários integralmente.
Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Sumaré, Valdir Brito, a proposta de Dalben "é ridícula". Segundo o sindicalista, o movimento da categoria deve ser radicalizado.
Ontem de manhã uma passeata com cerca de 300 aposentados saiu do sindicato em direção à prefeitura. A Polícia Militar não acompanhou o protesto.
Os manifestantes invadiram o prédio da prefeitura e ocuparam o gabinete de Dalben, exigindo uma data para o pagamento.
Dalben atendeu aos manifestantes e disse que tudo vai depender do dinheiro que a prefeitura recebe toda terça-feira, proveniente do repasse do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).
"Se houver repasse, poderei ir pagando os salários semanalmente. Assim, os funcionários podem programar suas contas", disse o prefeito.
Segundo Dalben, a prefeitura recebeu dinheiro a menos no repasse dos impostos, o que impediu o pagamento integral dos salários.
Com o dinheiro, o prefeito pagou apenas R$ 160 para todos os servidores, independentemente da faixa salarial.
O sindicato marcou uma assembléia para a próxima terça-feira. Os funcionários vão decidir os rumos do movimento.
"Ainda não é o momento para uma greve, porque não queremos prejudicar ainda mais a população. Com certeza, vamos fazer novos protestos e exigir uma nova saída para o problema", afirmou Brito.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.