Campinas, Sexta-feira, 14 de Julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPINAS, 226
Cultura, que foi considerada sofisticada na cidade no século passado, sofre com o chamado "deserto cultural"
Município perde seis teatros em 30 anos

DA FOLHA CAMPINAS

A cidade que construiu o Teatro São Carlos, em 1850, muito antes de ter água e esgoto para a população, vive hoje uma realidade diferente. Campinas teve seis casas de espetáculo fechadas nos últimos 30 anos.
Foram fechados o Teatro Municipal Carlos Gomes, Barracão, Da Criança, Premiere e Dom Barreto, além da sala de espetáculos do Conservatório Carlos Gomes.
De grandes espaços, sobraram apenas o Teatro Castro Mendes e o Centro de Convivência Cultural. Outros, menores, são mantidos pela iniciativa privada. Para especialistas, a Campinas passa por uma "carência cultural".
Segundo o coordenador do Centro de Cultura e Arte da PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica), José Alexandre dos Santos Ribeiro, o início da história da cultura da cidade está ligado à chegada de colonos europeus que vieram substituir a mão-de-obra escrava.
"No século passado, a cultura em Campinas era até sofisticada demais para a época", disse.
Segundo o professor, é por causa da iniciativa privada que não a cidade não está em um "deserto cultural". "A administração alega falta de recursos para promover atividades culturais, mas onde estão os altos impostos que pagamos? O poder público tem a obrigação de devolver parte do recurso para a sociedade", disse.
Segundo Ribeiro, a "carência cultural" pode ser coberta, muitas vezes, com medidas simples.
"Um ginásio de esportes com tratamento acústico é um ótimo lugar para apresentações que podem ser feitas pela própria sociedade. Basta dar condições para a população criar", afirmou.
Ele também criticou as áreas de lazer. "O Parque Ecológico, por exemplo, está horrível", disse.


Texto Anterior: Ponte Preta completa cem anos
Próximo Texto: Secretário da Cultura afirma que a prefeitura dá apoio aos eventos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.