Campinas, Domingo, 16 de Julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PIRACICABA
Cadeia foi interditada
Começa transferência de presos amanhã

DA FOLHA CAMPINAS

Os 280 detentos da Cadeia Pública de Piracicaba (80 km de Campinas) começam a ser transferidos a partir de amanhã, segundo informou a Secretaria de Estado da Segurança Pública.
De acordo com a secretaria, os presos deverão ser levados para as cadeias do sistema Coesp (Coordenadoria dos Estabelecimentos Penitenciários do Estado de São Paulo).
A Cadeia de Piracicaba foi interditada na última terça-feira por determinação da Corregedoria Geral de Justiça de São Paulo.
A decisão foi assinada pelo desembargador Luís de Macedo, que entendeu que a cadeia não tem estrutura física e segurança para abrigar os presos.
Há pelo menos seis meses a cadeia aguarda por reformas. No dia 16 de janeiro deste ano, 670 presos da unidade realizaram uma rebelião e destruíram todo o setor administrativo.
A secretaria afirmou que vai passar a responsabilidade da Cadeia de Piracicaba para a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária).
O projeto deverá ser enviado ao governador Mário Covas (PSDB) dentro de 20 dias.
De acordo com o secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, a cadeia será transformada em um CDP (Centro de Detenção Provisória).
Furukawa afirmou que o novo CDP deverá receber, em princípio, presos de Piracicaba.
"Se for necessário, incluiremos detentos de outras cidades da região", afirmou o secretário.
A construção do CDP está orçada em R$ 6 milhões. A previsão de conclusão das obras é de cinco meses, segundo informou a assessoria da SAP.
Quando a SAP assumir a cadeia, a unidade deixará de ser responsabilidade da Polícia Civil.
Os carcereiros serão substituídos por agentes penitenciários e os delegados da cadeia serão trocados por diretores.


Texto Anterior: Ecologia: Garrafas plásticas viram agasalhos
Próximo Texto: Patrimônio histórico: Itu quer retirar símbolos do exagero
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.